El Método Kodály en Colombia, Fase II
Este artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24641
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898
http://hdl.handle.net/10554/24641
- Palabra clave:
- null
método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas
Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode
método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_ba6d7422c18e0f04d11876cce156dbf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24641 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
El Método Kodály en Colombia, Fase II O Método Kodály na Colômbia – Fase II The Kodály Method in Colombia - Phase II |
title |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
spellingShingle |
El Método Kodály en Colombia, Fase II Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
title_short |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_full |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_fullStr |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_full_unstemmed |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_sort |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia |
author |
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia |
author_facet |
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.none.fl_str_mv |
null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
topic |
null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
description |
Este artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e canções folclóricas tradicionais da Colômbia e outros países a partir de áudio- em sua maioria do Centro de Documentação Musical do Ministério da Cultura, vídeo, música impressa e da tradição oral, recolhidas através de entrevistas e ao vivo gravações. Esta nova coleção é enriquecer o material musical a partir do qual as crianças aprendem a cantar, ler, escrever e analisar a música. Suaimplantação cria novos desafios, novas soluções, adaptações e concessões do método original húngaro a sua adaptação na Colômbia e, talvez, na América Latina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 2018-02-24T15:06:21Z 2018-02-24T15:06:21Z 2020-04-16T13:53:59Z 2020-04-16T13:53:59Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898 2215-9959 1794-6670 http://hdl.handle.net/10554/24641 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898 http://hdl.handle.net/10554/24641 |
identifier_str_mv |
2215-9959 1794-6670 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898/4767 Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39 Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712848705093632 |
spelling |
El Método Kodály en Colombia, Fase IIO Método Kodály na Colômbia – Fase IIThe Kodály Method in Colombia - Phase IIZuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombianullmétodo Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicasKodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor modemétodo Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menorEste artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e canções folclóricas tradicionais da Colômbia e outros países a partir de áudio- em sua maioria do Centro de Documentação Musical do Ministério da Cultura, vídeo, música impressa e da tradição oral, recolhidas através de entrevistas e ao vivo gravações. Esta nova coleção é enriquecer o material musical a partir do qual as crianças aprendem a cantar, ler, escrever e analisar a música. Suaimplantação cria novos desafios, novas soluções, adaptações e concessões do método original húngaro a sua adaptação na Colômbia e, talvez, na América Latina.Este artículo describe la segunda fase del proceso de recopilación y clasificación del proyecto de investigación El Método Kodály en Colombia, presenta sus resultados y analiza la influencia que su puesta en práctica ha tenido en la adaptación colombiana del Método Kodály. A partir de la observación documental de fuentes de audio -en su mayoría del Centro de Documentación Musical del Ministerio de Cultura-, vídeo, música impresa y tradición oral -obtenida a través de entrevistas y grabaciones en vivo- se transcribieron y clasificaron 150 obras entre canciones infantiles y canciones populares tradicionales colombianas y de otros países. Esta nueva recopilación viene a enriquecer el material musical a partir del cual los niños aprenden a cantar, leer, escribir y analizar música. Su puesta en práctica plantea nuevos retos, nuevas soluciones, y concesiones que el método original húngaro debe hacer a su adaptación en Colombia y, quizás, en Hispanoamérica.This article describes the second stage of the collection and classification process belonging to the research project El Método Kodály en Colombia.It describes its results and analyzes the influence that its implementation has had in adapting the Kodály Method to musical pedagogy in Colombia.From the observation of documentary sources, audio– mostly from the Documentation Centre of the Ministry of Culture -video, printed music andoral tradition, gathered through interviews and live recordings- 150 works were transcribed and classified. These include nursery rhymes, children’s songs, games and traditional folk songs from Colombia and other countries. This new collection will enrich the musical material from which children learn to sing, read, write and analyze music. Its implementation creates new challenges, new solutions, adaptations and concessions from the originalHungarian method to its adaptation in Colombia and, perhaps, in Latin America.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotánullnullnull2018-02-24T15:06:21Z2020-04-16T13:53:59Z2018-02-24T15:06:21Z2020-04-16T13:53:59Z2013-04-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/58982215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24641spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898/4767Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:13Z |