Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela

Este artigo é produto da revisão do debate sobre a constituição da subjetividade política, a socialização e a reivindicação de direitos na escola secundária no contexto colombiano. Seu objetivo é analisar o estado das discussões sobre o papel das três categorias na construção do universo político e...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26408
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/5710
http://hdl.handle.net/10554/26408
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_b5e4b66d5dcea5e476471fa5fcd882a4
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26408
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Subjetividad, socialización política y derechos en la escuelaSubjetividade, socialização política e direitos na escolaSubjectivité, socialisation politique et droits a l'écoleSubjectivity, Political Socialization and Rights at SchoolsPalacios-Mena, Nancy; Universidad de ManizalesHerrera-González, José Darío; Pontificia Universidad JaverianaEste artigo é produto da revisão do debate sobre a constituição da subjetividade política, a socialização e a reivindicação de direitos na escola secundária no contexto colombiano. Seu objetivo é analisar o estado das discussões sobre o papel das três categorias na construção do universo político e das práticas políticas na escola, num esforço de integrar a análise do micro social e do macro social, as cotidianidades e as conjunturas pelas que atravessam os agentes na instituição escolar, que são ao mesmo tempo constitutivas dos sujeitos sociais.Cet article est le produit de la révision du débat par rapport à la constitution de subjectivité politique, la socialisation et la revendication des droits à l'école secondaire dans le contexte colombien. L'objectif est celui d’analyser l'état des discussions sur le rôle de trois catégories dans la construction de l'univers politique et les pratiques politiques à l'école, dans un effort pour intégrer l'analyse à la dimension micro et macro sociale dans les quotidiennetés et les conjectures par lesquelles passent les agents à l'institution scolaire, qui sont à la fois constitutives des sujets sociaux.Este artículo es producto de la revisión del debate sobre la constitución de la subjetividad política, la socialización y la reivindicación de derechos en la escuela secundaria en el contexto colombiano. Su objetivo es analizar el estado de las discusiones sobre el papel de las tres categorías en la construcción del universo político y las prácticas políticas en la escuela, en un esfuerzo por integrar el análisis de lo microsocial y lo macrosocial, las cotidianidades y las coyunturas que atraviesan los agentes en la institución escolar que, a la vez, son constitutivas de los sujetos sociales.This paper reviews the discussion on the formation of political subjectivity, socialization and the claiming of rights in secondary education, in Colombia. It aims to analyze the state of the debate around the role of these three topics in the construction of the political environment and political activities at school. An effort is made to relate micro and macro context with aspects of daily life and the circumstances as perceived by the agents that are present at schools and have roles as social actors.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnullnull2018-02-24T15:24:47Z2020-04-16T18:33:07Z2018-02-24T15:24:47Z2020-04-16T18:33:07Z2013-06-29http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/57102027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26408spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/5710/4609Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 5, Núm. 11; 413-437International Journal of Research in Education; Vol. 5, Núm. 11; 413-437Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 5, Núm. 11; 413-437Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 5, Núm. 11; 413-437Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:40:33Z
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
Subjetividade, socialização política e direitos na escola
Subjectivité, socialisation politique et droits a l'école
Subjectivity, Political Socialization and Rights at Schools
title Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
spellingShingle Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
Palacios-Mena, Nancy; Universidad de Manizales
title_short Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
title_full Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
title_fullStr Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
title_full_unstemmed Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
title_sort Subjetividad, socialización política y derechos en la escuela
dc.creator.none.fl_str_mv Palacios-Mena, Nancy; Universidad de Manizales
Herrera-González, José Darío; Pontificia Universidad Javeriana
author Palacios-Mena, Nancy; Universidad de Manizales
author_facet Palacios-Mena, Nancy; Universidad de Manizales
Herrera-González, José Darío; Pontificia Universidad Javeriana
author_role author
author2 Herrera-González, José Darío; Pontificia Universidad Javeriana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
null
description Este artigo é produto da revisão do debate sobre a constituição da subjetividade política, a socialização e a reivindicação de direitos na escola secundária no contexto colombiano. Seu objetivo é analisar o estado das discussões sobre o papel das três categorias na construção do universo político e das práticas políticas na escola, num esforço de integrar a análise do micro social e do macro social, as cotidianidades e as conjunturas pelas que atravessam os agentes na instituição escolar, que são ao mesmo tempo constitutivas dos sujeitos sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-29
2018-02-24T15:24:47Z
2018-02-24T15:24:47Z
2020-04-16T18:33:07Z
2020-04-16T18:33:07Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/5710
2027-1182
2027-1174
http://hdl.handle.net/10554/26408
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/5710
http://hdl.handle.net/10554/26408
identifier_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/5710/4609
Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 5, Núm. 11; 413-437
International Journal of Research in Education; Vol. 5, Núm. 11; 413-437
Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 5, Núm. 11; 413-437
Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 5, Núm. 11; 413-437
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712880008232960