Cosmografía y corografía de Bogotá, siglos XVI Y XXI

A expansão imperial dos reinos europeus em todo o mundo, começou no século XV, aumentou o uso de mapeamentocomo uma ferramenta essencial para entender e dominar os continentes onde tinham penetrado e, além disso, nosnovos territórios a explorar. Para este fim, no final do século cosmografia Coroa es...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
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OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Palabra clave:
Cosmografía; corografía; cronistas; cartografía practicada; Bogotá; Descriptores: Cosmografía-Historia- Bogotá; geografía histórica; historiografía; descubrimientos geográficos; ordenamiento territorial- Bogotá (Colombia)
Cosmography; chorography; chroniclers; practiced cartography; Bogotá; Keywords plus: Cosmography-History-Bogotá; historical geography; historiography; geographical discoveries; land-Bogotá (Colombia)
Cosmografia; corografia; repórteres; cartografia praticado; Bogotá; Palavras-chave descritores: Cosmografia-História-Bogotá; geografia histórica; historiografia; as descobertas geográficas; terra-Bogotá (Colômbia)
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description A expansão imperial dos reinos europeus em todo o mundo, começou no século XV, aumentou o uso de mapeamentocomo uma ferramenta essencial para entender e dominar os continentes onde tinham penetrado e, além disso, nosnovos territórios a explorar. Para este fim, no final do século cosmografia Coroa espanhola XVI reintroduziu como umcampo de conhecimento aplicado para os continentes da América e Oceania, e instrumentos desenvolvidos parachorographic reconhecimento geográfico e terras que foram reivindicados em nome do rei. Os naturalizados algumasmaneiras cosmografia para descrever as novas colônias e habitats, bem como maneiras de produzir, ler e usarmapas como uma representação das conquistas e ideais da política imperial, sobre a gestão das terras e relatara implementação do regras reais. O artigo apresenta alguns aspectos relevantes do cenário-Cronista Cosmógrafopor prefeito e instrumentos que geraram a cosmografia e regras de mapeamento e uma reflexão sobre como criarum mapeamento corografia e praticada, com base não na aparência oficial, mas uma aproximação disciplinas paracompreender os espaços onde convergiram, coexistiram e indivíduos desembrulhou diferentes origens, especificamenteem Santa Fé e Bogotá.
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Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 26, Núm. 1 (2013): Patrimonio cartográfico: mapas y cultura
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Para este fim, no final do século cosmografia Coroa espanhola XVI reintroduziu como umcampo de conhecimento aplicado para os continentes da América e Oceania, e instrumentos desenvolvidos parachorographic reconhecimento geográfico e terras que foram reivindicados em nome do rei. Os naturalizados algumasmaneiras cosmografia para descrever as novas colônias e habitats, bem como maneiras de produzir, ler e usarmapas como uma representação das conquistas e ideais da política imperial, sobre a gestão das terras e relatara implementação do regras reais. O artigo apresenta alguns aspectos relevantes do cenário-Cronista Cosmógrafopor prefeito e instrumentos que geraram a cosmografia e regras de mapeamento e uma reflexão sobre como criarum mapeamento corografia e praticada, com base não na aparência oficial, mas uma aproximação disciplinas paracompreender os espaços onde convergiram, coexistiram e indivíduos desembrulhou diferentes origens, especificamenteem Santa Fé e Bogotá.La expansión imperial de los reinos europeos por el mundo, iniciada en el siglo XV, potenció el uso de la cartografíacomo un instrumento esencial para conocer y dominar los continentes donde ya habían incursionado y más aún, en losnuevos territorios por explorar. Con este propósito, a finales del siglo XVI la Corona Española reintrodujo la cosmografíacomo campo de conocimiento aplicado a los continentes de América y de Oceanía y desarrolló los instrumentos parael reconocimiento geográfico y corográfico de las tierras que fueron reclamadas en nombre del Rey. La cosmografíanaturalizó unas formas de describir las nuevas colonias y a sus habitantes además de formas de producir, leer y usarlos mapas, como representación de los logros e ideales de las políticas imperiales, concernientes al ordenamientodel territorio y a dar cuenta de la implementación de las normas reales. El artículo introduce algunos aspectosrelevantes de la configuración del cargo de Cosmógrafo-Cronista Mayor y de los instrumentos que generaron unacosmografía y cartografía normativa y una reflexión sobre cómo crear una corografía y cartografía practicada basadaya no en la mirada oficial sino en una aproximación interdisciplinaria para entender los espacios donde confluyeron,coexistieron y se desenvolvieron los individuos de procedencias distintas, más específicamente en Santafé y Bogotá.The imperial expansion of European kingdoms throughout the world, which began in the fifteenth century, increasedthe use of mapping as an essential tool to understand and master the continents where they had penetrated andspecially in the new territories they aimed to explore. To this end, in the late sixteenth century the Spanish Crownreintroduced cosmography as a field of knowledge applied to the continents of America and Oceania, and developedinstruments for the chorographic and geographical recognition of the territories claimed on behalf of the King. Cosmographynaturalized ways to describe the new colonies and its habitants as well as ways to produce, read and usemaps as a representation of the achievements and ideals of imperial policies, concerning land management and toreport the implementation of the actual rules. The paper introduces some relevant aspects of the Mayor ChroniclerCosmograph post and of the instruments that generated a cosmography and a normative cartography, and a reflectionon how to create a chorography and practiced cartography, based not in the official look but in an interdisciplinaryapproximation to understand the spaces where individuals from different backgrounds, specifically in Santa Fe andBogota, converged, coexisted and developped.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:45:21Z2020-04-14T20:21:31Z2018-02-24T14:45:21Z2020-04-14T20:21:31Z2014-05-28http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/92381657-9763http://hdl.handle.net/10554/23133spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/9238/7528Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 26, Núm. 1 (2013): Patrimonio cartográfico: mapas y culturaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:39Z