Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
O presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que perm...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26497
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206
http://hdl.handle.net/10554/26497
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_acedbf3bb66ec47bdfd993f83a81181b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26497 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância Dialogue des perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importance Diálogo de las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevancia A dialogue of Perspectives: Conceptual Profiles and Conglomerates of Relevance |
title |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
spellingShingle |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional |
title_short |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
title_full |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
title_fullStr |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
title_full_unstemmed |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
title_sort |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional |
author |
Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional |
author_facet |
Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null null |
description |
O presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que permitam propor novas opções para pensar o ensino-aprendizagem das ciências ou a educação em ciências, e que observem os modos de pensar e falar dos estudantes e as relações entre a cultura local e o conhecimento escolar. Assim, se expõem a origem, os referenciais, as considerações sobre o ensino- aprendizagem das ciências e as razões para pesquisar desde estas perspectivas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-28 2018-02-24T15:25:03Z 2018-02-24T15:25:03Z 2020-04-16T18:33:21Z 2020-04-16T18:33:21Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206 2027-1182 2027-1174 http://hdl.handle.net/10554/26497 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206 http://hdl.handle.net/10554/26497 |
identifier_str_mv |
2027-1182 2027-1174 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206/5761 Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131 International Journal of Research in Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131 Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131 Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712854490087424 |
spelling |
Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevânciaDialogue des perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importanceDiálogo de las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevanciaA dialogue of Perspectives: Conceptual Profiles and Conglomerates of RelevancePedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica NacionalO presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que permitam propor novas opções para pensar o ensino-aprendizagem das ciências ou a educação em ciências, e que observem os modos de pensar e falar dos estudantes e as relações entre a cultura local e o conhecimento escolar. Assim, se expõem a origem, os referenciais, as considerações sobre o ensino- aprendizagem das ciências e as razões para pesquisar desde estas perspectivas.Le présent article fait partie du développement de la recherche doctorale intitulé « Profil conceptuel de la chaleur dans les communautés culturellement différenciées » il a l’intention de socialiser les perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importance en tant que référents théoriques et méthodologiques qui puissent permettre la proposition de nouvelles choix pour penser l’enseignement-apprentissage des sciences ou l’éducation en sciences, cela afin d’observer les manières de penser et parler des étudiants et les rapports qu’il y a entre la culture locale et la connaissance scolaire. On expose ainsi l’origine, les référents et les considérations par rapport à l’enseignement-apprentissage des sciences et les raisons pour faire de la recherche depuis ces perspectives.El presente artículo forma parte del desarrollo de la investigación doctoral titulada “Perfil conceptual del calor en comunidades culturalmente diferenciadas” y tiene como intención socializar las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevancia como referentes teóricos y metodológicos que permitan proponer nuevas opciones para pensar la enseñanza- aprendizaje de las ciencias o la educación en ciencias, que observen los modos de pensar y hablar de los estudiantes y las relaciones entre la cultura local y el conocimiento escolar. Se exponen el origen, los referentes, las consideraciones sobre la enseñanza-aprendizaje de las ciencias y las razones para investigar desde estas perspectivas.This paper is part of PhD research (in progress) on the topic of “A conceptual profile of warmth in culturally differentiated communities” whose aim is to disseminate the outlook of conceptual profiles and conglomerates of relevance for theoretical and methodological purposes. These constructs allow to propose new approaches to scientific teaching-learning and scientific education that observe the ways of thinking and speaking of students in relation to local culture and knowledge at school. The paper lays out the origin, examples and the reasons to carry out research with this framework.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnullnull2018-02-24T15:25:03Z2020-04-16T18:33:21Z2018-02-24T15:25:03Z2020-04-16T18:33:21Z2013-12-28http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/72062027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26497spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206/5761Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131International Journal of Research in Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:40:29Z |