Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância

O presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que perm...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26497
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206
http://hdl.handle.net/10554/26497
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_acedbf3bb66ec47bdfd993f83a81181b
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26497
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
Dialogue des perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importance
Diálogo de las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevancia
A dialogue of Perspectives: Conceptual Profiles and Conglomerates of Relevance
title Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
spellingShingle Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional
title_short Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
title_full Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
title_fullStr Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
title_full_unstemmed Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
title_sort Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevância
dc.creator.none.fl_str_mv Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional
author Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional
author_facet Pedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica Nacional
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
null
description O presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que permitam propor novas opções para pensar o ensino-aprendizagem das ciências ou a educação em ciências, e que observem os modos de pensar e falar dos estudantes e as relações entre a cultura local e o conhecimento escolar. Assim, se expõem a origem, os referenciais, as considerações sobre o ensino- aprendizagem das ciências e as razões para pesquisar desde estas perspectivas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-28
2018-02-24T15:25:03Z
2018-02-24T15:25:03Z
2020-04-16T18:33:21Z
2020-04-16T18:33:21Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206
2027-1182
2027-1174
http://hdl.handle.net/10554/26497
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206
http://hdl.handle.net/10554/26497
identifier_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206/5761
Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131
International Journal of Research in Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131
Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131
Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712854490087424
spelling Diálogo entre as perspectivas perfil conceitual e conglomerado de relevânciaDialogue des perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importanceDiálogo de las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevanciaA dialogue of Perspectives: Conceptual Profiles and Conglomerates of RelevancePedreros-M., Rosa I.; Universidad Pedagógica NacionalO presente artigo faz parte do desenvolvimento da pesquisa doutoral com o título “Perfil conceitual do calor em comunidades culturalmente diferenciadas” e tem como intenção socializar as perspectivas de perfil conceitual e conglomerados de relevância como referentes teóricos e metodológicos que permitam propor novas opções para pensar o ensino-aprendizagem das ciências ou a educação em ciências, e que observem os modos de pensar e falar dos estudantes e as relações entre a cultura local e o conhecimento escolar. Assim, se expõem a origem, os referenciais, as considerações sobre o ensino- aprendizagem das ciências e as razões para pesquisar desde estas perspectivas.Le présent article fait partie du développement de la recherche doctorale intitulé « Profil conceptuel de la chaleur dans les communautés culturellement différenciées » il a l’intention de socialiser les perspectives de profil conceptuel et des conglomérats d’importance en tant que référents théoriques et méthodologiques qui puissent permettre la proposition de nouvelles choix pour penser l’enseignement-apprentissage des sciences ou l’éducation en sciences, cela afin d’observer les manières de penser et parler des étudiants et les rapports qu’il y a entre la culture locale et la connaissance scolaire. On expose ainsi l’origine, les référents et les considérations par rapport à l’enseignement-apprentissage des sciences et les raisons pour faire de la recherche depuis ces perspectives.El presente artículo forma parte del desarrollo de la investigación doctoral titulada “Perfil conceptual del calor en comunidades culturalmente diferenciadas” y tiene como intención socializar las perspectivas de perfil conceptual y conglomerados de relevancia como referentes teóricos y metodológicos que permitan proponer nuevas opciones para pensar la enseñanza- aprendizaje de las ciencias o la educación en ciencias, que observen los modos de pensar y hablar de los estudiantes y las relaciones entre la cultura local y el conocimiento escolar. Se exponen el origen, los referentes, las consideraciones sobre la enseñanza-aprendizaje de las ciencias y las razones para investigar desde estas perspectivas.This paper is part of PhD research (in progress) on the topic of “A conceptual profile of warmth in culturally differentiated communities” whose aim is to disseminate the outlook of conceptual profiles and conglomerates of relevance for theoretical and methodological purposes. These constructs allow to propose new approaches to scientific teaching-learning and scientific education that observe the ways of thinking and speaking of students in relation to local culture and knowledge at school. The paper lays out the origin, examples and the reasons to carry out research with this framework.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnullnull2018-02-24T15:25:03Z2020-04-16T18:33:21Z2018-02-24T15:25:03Z2020-04-16T18:33:21Z2013-12-28http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/72062027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26497spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/7206/5761Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131International Journal of Research in Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 6, Núm. 12 (2013): Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural; 119-131Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:40:29Z