La gestión de El Fogón de los Arrieros y su implicancia en los procesos de patrimonialización del paisaje cultural de Resistencia, Chaco, Argentina

O artigo analisa desde uma perspectiva patrimonial, a relação entre a gestão da instituição cultural privada El Fogón de los Arrieros e a configuração da paisagem cultural da cidade de Resistencia, Chaco, Argentina. O ponto de partida é a experiência estética promovida por este espaço cultural na dé...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23036
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/18709
http://hdl.handle.net/10554/23036
Palabra clave:
cultural affairs; public art; cultural landscape; collective imaginaries; Resistencia, Chaco, Argentina
gestión cultural; arte público; paisaje cultural; imaginarios colectivos; Resistencia, Chaco, Argentina
gestão cultural; arte pública; paisagem cultural; imaginários coletivos; Resistencia, Chaco, Argentina
Rights
openAccess
License
Copyright (c) 2017 Luciana Sudar Klappenbach, Alejandra Reyero
Description
Summary:O artigo analisa desde uma perspectiva patrimonial, a relação entre a gestão da instituição cultural privada El Fogón de los Arrieros e a configuração da paisagem cultural da cidade de Resistencia, Chaco, Argentina. O ponto de partida é a experiência estética promovida por este espaço cultural na década de 1960. A partir de então analisa como certas práticas culturais engendradas e promovidas por esta instituição tiveram seu efeito sobre os processos de valorização do património cultural e a criação dos imaginários sociais. Considera como ponto de articulação os programas “A cidade jardim” e “o plano de embelezamento”, e particularmente o caso dos murais “Gênesis de Chaco” do artista Raúl Monsegur. O interesse cultural que esta obra despertou no passado e atribuição de valores que podem ser ativadas no presente (através da sua pesquisa e difusão), perceber a dinâmica da participação social no momento de reconhecer a arte pública e do patrimônio cultural local. Para isso se examinou a documentação do tempo contido no arquivo privado da instituição (artigos de jornal, correspondências entre artistas e gestores ligados a El Fogón de los Arrieros, escritos publicados nos diários oficiais do agrupamento, etc.) assim como estudos prévios a respeito desta instituição e algumas das figuras mais destacadas abordadas a partir do campo acadêmico local.