Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor

O presente artigo evidencia a importância da comunicação dialógica entre as partes envolvidas no ensino e aprendizagem na educação superior a distância, fator que leva o tutor à reflexão sobre o processo comunicacional adotado em sua prática docente. Para tanto, analisa-se algumas expectativas e os...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2010
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27733
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2553
http://hdl.handle.net/10554/27733
Palabra clave:
null
Comunicación en educación. Comunicación en educación – Brasil. Tutores (Educación).
null
null
Comunicação na educação. Comunicação na Educação - Brasil. Tutores (Educação).
null
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_a77f8ea8159f447047ca5fea0676dfd4
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27733
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutorComunicação dialógica na educação superior a distância: a importância dopapel do tutorHack, Josias Ricardo; Universidad Federal de Santa CatarinanullComunicación en educación. Comunicación en educación – Brasil. Tutores (Educación).nullnullComunicação na educação. Comunicação na Educação - Brasil. Tutores (Educação).nullO presente artigo evidencia a importância da comunicação dialógica entre as partes envolvidas no ensino e aprendizagem na educação superior a distância, fator que leva o tutor à reflexão sobre o processo comunicacional adotado em sua prática docente. Para tanto, analisa-se algumas expectativas e os resultados da atuação do tutor em um projetopiloto de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância, oferecido desde 2008 pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Na concepção do projeto, o tutor atua como um mediador entre os professores, alunos e a instituição. Cumpre o papel de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos alunos.El presente artículo evidencia la importancia de la comunicación dialógica entre las partes involucradas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en el contexto de la educación superior a distancia, factor que lleva al tutor a reflexionar sobre el proceso comunicacional adoptado en su práctica docente. Para tal fin, se analizan algunas experiencias y los resultados de la actuación del tutor en un proyecto piloto llevado a cabo en la Licenciatura en Letras Portuguesas en la modalidad de educación a distancia, ofrecida desde 2008 por la Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil. Bajo la concepción del proyecto, el tutor actúa como mediador entre los profesores, los alumnos y la institución. Cumple el papel de auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje para aclarar dudas de contenido, reforzar el aprendizaje, recolectar información sobre los estudiantes y servir de apoyo para mantener y aumentar la motivación de los alumnos.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajenullnull2018-02-24T15:39:11Z2020-04-15T19:16:47Z2018-02-24T15:39:11Z2020-04-15T19:16:47Z2010-04-15http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/25532027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/27733spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2553/1822Signo y Pensamiento; Vol. 29, Núm. 56 (2010): Formación y currículos en comunicación, información y lenguajes. Debates, tensiones y dinámicas en la Educación Superior; 114-123Signo y Pensamiento; Vol. 29, Núm. 56 (2010): Formación y currículos en comunicación, información y lenguajes. Debates, tensiones y dinámicas en la Educación Superior; 114-123nullnullnullnullnullnullAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:09:22Z
dc.title.none.fl_str_mv Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
Comunicação dialógica na educação superior a distância: a importância dopapel do tutor
title Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
spellingShingle Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
Hack, Josias Ricardo; Universidad Federal de Santa Catarina
null
Comunicación en educación. Comunicación en educación – Brasil. Tutores (Educación).
null
null
Comunicação na educação. Comunicação na Educação - Brasil. Tutores (Educação).
null
title_short Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
title_full Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
title_fullStr Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
title_full_unstemmed Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
title_sort Comunicación dialógica en la educación superior a distancia: laimportancia del tutor
dc.creator.none.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo; Universidad Federal de Santa Catarina
author Hack, Josias Ricardo; Universidad Federal de Santa Catarina
author_facet Hack, Josias Ricardo; Universidad Federal de Santa Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
dc.subject.none.fl_str_mv null
Comunicación en educación. Comunicación en educación – Brasil. Tutores (Educación).
null
null
Comunicação na educação. Comunicação na Educação - Brasil. Tutores (Educação).
null
topic null
Comunicación en educación. Comunicación en educación – Brasil. Tutores (Educación).
null
null
Comunicação na educação. Comunicação na Educação - Brasil. Tutores (Educação).
null
description O presente artigo evidencia a importância da comunicação dialógica entre as partes envolvidas no ensino e aprendizagem na educação superior a distância, fator que leva o tutor à reflexão sobre o processo comunicacional adotado em sua prática docente. Para tanto, analisa-se algumas expectativas e os resultados da atuação do tutor em um projetopiloto de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância, oferecido desde 2008 pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Na concepção do projeto, o tutor atua como um mediador entre os professores, alunos e a instituição. Cumpre o papel de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-15
2018-02-24T15:39:11Z
2018-02-24T15:39:11Z
2020-04-15T19:16:47Z
2020-04-15T19:16:47Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2553
2027-2731
0120-4823
http://hdl.handle.net/10554/27733
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2553
http://hdl.handle.net/10554/27733
identifier_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2553/1822
Signo y Pensamiento; Vol. 29, Núm. 56 (2010): Formación y currículos en comunicación, información y lenguajes. Debates, tensiones y dinámicas en la Educación Superior; 114-123
Signo y Pensamiento; Vol. 29, Núm. 56 (2010): Formación y currículos en comunicación, información y lenguajes. Debates, tensiones y dinámicas en la Educación Superior; 114-123
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv null
null
null
null
null
null
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712811483791360