Geopolíticas de la identidad: La difusión de acciones afirmativas en los Andes

Sob uma leitura Foucaultiana do nexo poder-saber, este artigo combina teoria de difusão e análise do discurso para estudar as assimetrias do conhecimento presente no processo de difusão de ações afirmativas de base etno-racial em países andinos seletos. O estudo visa mostrar os entrelaçamentos trans...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29252
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/5955
http://hdl.handle.net/10554/29252
Palabra clave:
Power / Knowledge; Affirmative Action; Liberal Multiculturalism; Cultural identity; Geopolitics; Political power
poder/saber; acción afirmativa; multiculturalismo liberal
Poder/saber; Ação afirmativa; Multiculturalismo liberal; Identidade cultural; Geopolítica; Poder político
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Sob uma leitura Foucaultiana do nexo poder-saber, este artigo combina teoria de difusão e análise do discurso para estudar as assimetrias do conhecimento presente no processo de difusão de ações afirmativas de base etno-racial em países andinos seletos. O estudo visa mostrar os entrelaçamentos transnacionais entre discursos jurídicos e/ou acadêmicos e representações etno-raciais ao se basear na análise de reformas constitucionais e legislações recentes, a revisão bibliográfica de produção acadêmica nacional e entrevistas a lideres de organizações indígenas e afrodescendentes, bem como a funcionários de entidades públicas relacionadas com políticas etno-raciais e antidiscriminatórias. Em todo nível (direito, ciências sociais, movimentos sociais, políticas públicas) a evidência obtida revela que o conhecimento perito posiciona aos Estados Unidos como paradigma ou modelo, invisibilizando a experiência dos outros países e ditando uma agenda multiculturalista liberal. Esta transferência (vertical, unilateral) do conhecimento teve impacto notável na Colômbia e Chile, pero esta sendo resistida por projetos epistêmicos alternativos, especialmente no Equador e a Bolívia.