Realidad y ficción sobre el asesinato de Rafael Uribe Uribe en la película El drama del 15 de octubre en 1915
Em outubro de 1914 cai assassinado em Bogotáo político liberal Rafael Uribe Uribe. Umano depois, os Irmãos Di Doménico, pioneirosdo cinema colombiano, fazem o filme El dramadel 15 de octubre, obra que recriava os sucessosmais importantes do cruento delito, e na queparticiparam Leovigildo Galarza e J...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26816
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15902
http://hdl.handle.net/10554/26816
- Palabra clave:
- null
Rafael Uribe Uribe; Colombian cinema history: silent cinema; Di Domenico brothers; censorship
null
Rafael Uribe Uribe; historia del cine colombiano; cine silente; Hermanos Di Doménico; censura
null
Rafael Uribe Uribe; história do cinema colombiano; cine silente; Hermanos Di Doménico; censura
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2016 Yamid Galindo Cardona
Summary: | Em outubro de 1914 cai assassinado em Bogotáo político liberal Rafael Uribe Uribe. Umano depois, os Irmãos Di Doménico, pioneirosdo cinema colombiano, fazem o filme El dramadel 15 de octubre, obra que recriava os sucessosmais importantes do cruento delito, e na queparticiparam Leovigildo Galarza e Jesús Carvajal,os homicidas do dirigente. Para o cinemacolombiano no seu período silente, o filmesignifica uma das apostas mais significativas earriscadas na sua história cinematográfica, levandoem conta as situações que a exibição dofilme sofreu em ações de boicote, crítica e censura,o que no final trouxe consequências lamentáveispara sua preservação como obra devalor patrimonial audiovisual. O objetivo desteartigo é dar a conhecer os pormenores de umaobra politicamente incorreta para o momentode realização, remarcando, através de diversasfontes, como a nossa história do cinema seimpacta ante narrações documentais que misturamrealidade e ficção no acontecimento socialde uma vida pública no contexto nacional. |
---|