Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?

O artigo tem como objetivo problematizar as fronteiras que separam eficiência e deficiência, especificamente no campo da reabilitação de pessoas cegas. Lança mão de ferramentas teórico-práticas do campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para indicar que na prática as fronteiras en...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29993
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3058
http://hdl.handle.net/10554/29993
Palabra clave:
Discapacidad visual; Rehabilitación; Estudios CTS
Deficiência visual; Reabilitação; Estudos CTS
Visual Impairment; Rehabilitation; STS Studies
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_9d56f2d2083804145b2ccd39038a867d
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29993
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?Guiar e ser guiado: ou do que é feita a nossa (d)eficiência?Guide and be guided: or from what our (dis) ability is made?Moraes, Marcia; Universidade Federal FluminenseJacques Arendt, Ronald; Universidade do Estado do Rio de JaneiroDiscapacidad visual; Rehabilitación; Estudios CTSDeficiência visual; Reabilitação; Estudos CTSVisual Impairment; Rehabilitation; STS StudiesO artigo tem como objetivo problematizar as fronteiras que separam eficiência e deficiência, especificamente no campo da reabilitação de pessoas cegas. Lança mão de ferramentas teórico-práticas do campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para indicar que na prática as fronteiras entre eficiência e deficiência são móveis, fluidas e englobam os mais diversos elementos. Por esta via, o trabalho conclui indicando que os estudos CTS abrem novas alternativas nos estudos sobre deficiência, colocando em xeque o discurso da normalização e investindo na multiplicidade dos modos de ordenar e eficiência e deficiência.Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?El artículo tiene como objetivo problematizar los límites que separan capacidad y discapacidad, específicamente en el campo de la rehabilitación de personas ciegas. Echa mano de herramientas teórico-prácticas en el campo de los estudios de ciencia, tecnología y sociedad (CTS) para indicar que en la práctica los límites entre capacidad y discapacidad son móviles, fluidos y engloban los más diversos elementos. Por esta vía, el trabajo concluye indicando que los estudios CTS abren nuevas alternativas en los estudios sobre discapacidad, poniendo en jaque el discurso de la normalización e invirtiendo en la multiplicidad de modos de ordenar capacidad y discapacidad.The paper aims to problematize the boundaries between ability and disability, specifically in the field of rehabilitation of the blind people. It analyzes theoretical and practical tools in the field of social studies of science and technology (STS) to indicate that in practice the boundaries between ability and disability are mobile, fluid and cover the most diverse elements. In this sense, the work concludes that the STS studies open new alternatives in disability studies, putting in question the discourse of standardization and investing in the multiplicity of modes of ordering ability and disability.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:52:02Z2020-04-15T18:46:52Z2018-02-24T15:52:02Z2020-04-15T18:46:52Z2013-09-19http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/30582011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29993spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3058/7767Universitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnologíaUniversitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnologíaUniversitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnologíaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:57:15Z
dc.title.none.fl_str_mv Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
Guiar e ser guiado: ou do que é feita a nossa (d)eficiência?
Guide and be guided: or from what our (dis) ability is made?
title Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
spellingShingle Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
Moraes, Marcia; Universidade Federal Fluminense
Discapacidad visual; Rehabilitación; Estudios CTS
Deficiência visual; Reabilitação; Estudos CTS
Visual Impairment; Rehabilitation; STS Studies
title_short Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
title_full Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
title_fullStr Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
title_full_unstemmed Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
title_sort Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
dc.creator.none.fl_str_mv Moraes, Marcia; Universidade Federal Fluminense
Jacques Arendt, Ronald; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author Moraes, Marcia; Universidade Federal Fluminense
author_facet Moraes, Marcia; Universidade Federal Fluminense
Jacques Arendt, Ronald; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author_role author
author2 Jacques Arendt, Ronald; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv Discapacidad visual; Rehabilitación; Estudios CTS
Deficiência visual; Reabilitação; Estudos CTS
Visual Impairment; Rehabilitation; STS Studies
topic Discapacidad visual; Rehabilitación; Estudios CTS
Deficiência visual; Reabilitação; Estudos CTS
Visual Impairment; Rehabilitation; STS Studies
description O artigo tem como objetivo problematizar as fronteiras que separam eficiência e deficiência, especificamente no campo da reabilitação de pessoas cegas. Lança mão de ferramentas teórico-práticas do campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para indicar que na prática as fronteiras entre eficiência e deficiência são móveis, fluidas e englobam os mais diversos elementos. Por esta via, o trabalho conclui indicando que os estudos CTS abrem novas alternativas nos estudos sobre deficiência, colocando em xeque o discurso da normalização e investindo na multiplicidade dos modos de ordenar e eficiência e deficiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
2018-02-24T15:52:02Z
2018-02-24T15:52:02Z
2020-04-15T18:46:52Z
2020-04-15T18:46:52Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3058
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/29993
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3058
http://hdl.handle.net/10554/29993
identifier_str_mv 2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3058/7767
Universitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología
Universitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología
Universitas Humanística; Vol. 76, Núm. 76 (2013): Perspectivas situadas de los estudios sociales de la ciencia y la tecnología
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712851775324160