Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da didática nos campos disciplinares da educação, este artigo propõe ferramentas para validação de ambientes didáticos de aprendizagem (ADA) no contexto da formação de professores de línguas e de comunicação (Lyc) na e para a diversidade. ...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/42102
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372
http://hdl.handle.net/10554/42102
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_9b912c5b0ebfbf7037d96875a49c829e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/42102 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. Instrumentos para validação de Ambientes Didáticos de Aprendizagem (ADA) para a formação de professores de línguas e de comunicação na e para a diversidade: uma ferramenta no ensino da linguagem. Instruments for assessing didactic learning environments (DEL) for language-and-communication teacher education within a diversity framework: A tool for language didactics. |
title |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
spellingShingle |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. Calderón, Dora Inés |
title_short |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
title_full |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
title_fullStr |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
title_full_unstemmed |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
title_sort |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje. |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Calderón, Dora Inés Castañeda-Peña, Harold Borja Orozco, Mirian Glidis Quitián Bernal, Sandra Patricia Suárez Reina, Adriana Yamile |
author |
Calderón, Dora Inés |
author_facet |
Calderón, Dora Inés Castañeda-Peña, Harold Borja Orozco, Mirian Glidis Quitián Bernal, Sandra Patricia Suárez Reina, Adriana Yamile |
author_role |
author |
author2 |
Castañeda-Peña, Harold Borja Orozco, Mirian Glidis Quitián Bernal, Sandra Patricia Suárez Reina, Adriana Yamile |
author2_role |
author author author author |
description |
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da didática nos campos disciplinares da educação, este artigo propõe ferramentas para validação de ambientes didáticos de aprendizagem (ADA) no contexto da formação de professores de línguas e de comunicação (Lyc) na e para a diversidade. Dentro da estrutura de uma arquitetura para validar a ADA, sugere-se que instrumentos validem projetos didáticos construídos a partir da teoria do design, bem como a inteligibilidade mútua, governando as comunidades de prática que formam os professores do LyC. O resultado é uma bateria de instrumentos qualitativos e quantitativos cuja função é avaliar a ADA em dois momentos: como um projeto planejado e como um design em ação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 2019-03-26T21:00:32Z 2019-03-26T21:00:32Z 2020-04-15T19:19:38Z 2020-04-15T19:19:38Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372 10.11144/Javeriana.syp37-72.ivda 2027-2731 0120-4823 http://hdl.handle.net/10554/42102 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372 http://hdl.handle.net/10554/42102 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.syp37-72.ivda 2027-2731 0120-4823 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21224 http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21225 http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21226 Signo y Pensamiento; Vol 37 No 72 (2018) Signo y Pensamiento; Vol. 37 Núm. 72 (2018) |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712814623227904 |
spelling |
Instrumentos para validar Ambientes Didácticos de Aprendizaje (ADA) para la formación de profesores de lenguaje y comunicación en y para la diversidad: una herramienta en la didáctica del lenguaje.Instrumentos para validação de Ambientes Didáticos de Aprendizagem (ADA) para a formação de professores de línguas e de comunicação na e para a diversidade: uma ferramenta no ensino da linguagem.Instruments for assessing didactic learning environments (DEL) for language-and-communication teacher education within a diversity framework: A tool for language didactics.Calderón, Dora InésCastañeda-Peña, HaroldBorja Orozco, Mirian GlidisQuitián Bernal, Sandra PatriciaSuárez Reina, Adriana YamileCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da didática nos campos disciplinares da educação, este artigo propõe ferramentas para validação de ambientes didáticos de aprendizagem (ADA) no contexto da formação de professores de línguas e de comunicação (Lyc) na e para a diversidade. Dentro da estrutura de uma arquitetura para validar a ADA, sugere-se que instrumentos validem projetos didáticos construídos a partir da teoria do design, bem como a inteligibilidade mútua, governando as comunidades de prática que formam os professores do LyC. O resultado é uma bateria de instrumentos qualitativos e quantitativos cuja função é avaliar a ADA em dois momentos: como um projeto planejado e como um design em ação.Con el ánimo de contribuir al desarrollo de las didácticas de campos disciplinares de la educación, este artículo propone instrumentos para validar ambientes didácticos de aprendizaje (ADA) en el contexto de formación de profesores de lenguaje y comunicación (LyC) en y para la diversidad. En el marco de una arquitectura para validar ADA, se sugieren instrumentos para validar diseños didácticos construidos desde la teoría del diseño así como la inteligibilidad mutua, rectora de las comunidades de práctica que forman profesores de LyC. El resultado, es una batería de instrumentos cualitativos y cuantitativos que tienen como función valorar el ADA en dos momentos: como diseño planeado y como diseño en acción. Aiming at contributing to the development of didactics in the scientific field of education, this article proposes instruments to assess didactic learning environments (DLE) used in language-and-communication (L&C) teacher education within a diversity framework. A theoretical model on learning is presented for which validation instruments are proposed as a result of an architecture guided by applied principles of design theory and mutual intelligibility as a communities of practice principle to educate L&C teachers. The result is a battery of three instruments of qualitative and quantitative nature whose function is to assess the DLE in two moments: the planned design and the design put into practice.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2019-03-26T21:00:32Z2020-04-15T19:19:38Z2019-03-26T21:00:32Z2020-04-15T19:19:38Z2018-12-11http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfapplication/xmlhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2437210.11144/Javeriana.syp37-72.ivda2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/42102spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21224http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21225http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24372/21226Signo y Pensamiento; Vol 37 No 72 (2018)Signo y Pensamiento; Vol. 37 Núm. 72 (2018)Derechos de autor 2018 Dora Inés Calderón, Harold Castañeda-Peña, Mirian Glidis Borja Orozco, Sandra Patricia Quitián Bernal, Adriana Yamile Suárez ReinaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:09:33Z |