Amalia en el cine: 1936, la conquista de la ciudad
O artigo propõe uma leitura comparativa do romance Amalia (1851/5) de José Mármol e sua transposição cinematográfica homônima, dirigida por Luis José Moglia Barth em 1936. Estreada no marco das comemorações pelo quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires, o filme supõe um modo de distinç...
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- Fecha de publicación:
- 2018
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- Pontificia Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
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Amalia en el cine: 1936, la conquista de la ciudadAmalia no cinema: 1936, a conquista da cidadeAmalia in the Cinema: 1936, the Conquest of the CitySuárez, NicolásO artigo propõe uma leitura comparativa do romance Amalia (1851/5) de José Mármol e sua transposição cinematográfica homônima, dirigida por Luis José Moglia Barth em 1936. Estreada no marco das comemorações pelo quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires, o filme supõe um modo de distinção, em tanto recupera do romance a ideia da cidade como epítome da nacionalidade, para oferecer um modelo de nação alternativo ao então proposto pelos imaginários do crioulismo e o tango.El artículo propone una lectura comparativa de la novela Amalia (1851/5) de José Mármol y su transposición cinematográfica homónima, dirigida por Luis José Moglia Barth en 1936. Estrenada en el marco de las celebraciones por el cuarto centenario de la primera fundación de Buenos Aires, la película supone un modo de distinción, en tanto recupera de la novela la idea de la ciudad como epítome de la nacionalidad, para ofrecer un modelo de nación alternativo al entonces propuesto por los imaginarios del criollismo y el tango.The article proposes a comparative reading of José Mármol’s novel Amalia (1851/5) and its homonymous film transposition, directed by Luis José Moglia Barth in 1936. Released during the celebrations for the 400th anniversary of the first settlement of Buenos Aires, the movie involves a desire for distinction since it revisits the idea of the city as epitome of the nation, in order to offer an alternative model of Argentine identity that differs from the imaginaries of criollismo and tango.Departamento de Literatura, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá2018-09-27T19:48:15Z2020-04-15T17:05:25Z2018-09-27T19:48:15Z2020-04-15T17:05:25Z2018-08-12http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cualit/article/view/2304510.11144/Javeriana.cl22-43.accc2346-16910122-8102http://hdl.handle.net/10554/37419spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cualit/article/view/23045/20162Cuadernos de Literatura; Vol. 22 Núm. 43 (2018)Derechos de autor 2018 Nicolás SuárezAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:13:13Z |
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