La experiencia cualitativa en el paisaje y el patrimonio construido

A maneira em que os habitantes de um paisagem cultural percebem seu ambiente não é suficientemente definida como umobjeto de estudo. Que processos construtivos envolvem o uso de esquemas mentais, dimensionamento de sistemas, regrase representações coletivas, qual o papel que desempenha nesta linguag...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23107
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8850
http://hdl.handle.net/10554/23107
Palabra clave:
Patrimonio; percepción; categorías; cognición; significado. - Descriptores: Patrimonio cultural; Percepción social; Paisaje cultural; Simbolismo; Cognición y cultura; Comunicación y cultura.
Heritage, meaning; categories; cognition and perception, Keywords plus: Cultural heritage; Social perception; Cultural landscapes; Symbolism; Cognition and culture; Communication and culture.
Património; categorias; cognição; percepção; significado; Palavras-chave descritores: Patrimônio cultural; Percepção social Paisage; cultural; Simbolismo; Cognição ecultura; Comunicação e cultura.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:A maneira em que os habitantes de um paisagem cultural percebem seu ambiente não é suficientemente definida como umobjeto de estudo. Que processos construtivos envolvem o uso de esquemas mentais, dimensionamento de sistemas, regrase representações coletivas, qual o papel que desempenha nesta linguagem e sistemas de sinais, e o que é a informação necessáriapara criar espaço e criar lugares para viver? Estes são os regimes e categorias conceptuais ou sistemas de regras erepresentações que organizam o mundo? Onde eles estão e como culturalmente transmitidas? A pergunta é sobre o significadode tais categorias, do ponto de vista dos actores culturais. Esta colaboração, usamos uma abordagem da complexidade,com elementos de Ciências sociais, neurociência, filosofia da linguagem e da mente, para demonstrar que a paisagem e oespaço construído são o resultado da transmissão de informações culturais, por meio de categorias conceituais, gramaticaise ontológica. Temos de explicar se estas categorias existem na mente, a língua, ou nas ações de agentes culturais, e se elesaprendem ou nascidos com eles.