Los límites de la representación y la reflexión en torno al problema de la ficcionalización y estetización en la literatura de posguerra, el caso de los sobrevivientes
A experiência atroz de viver e sobreviver dentrodos campos de concentração alemães durantea Segunda Guerra Mundial derivou numproblema crucial quando as representações detais experiências, que deviam se manter comperspectiva não-literal e, portanto, longe dopuramente testemunhal, começaram a se visl...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27081
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15722
http://hdl.handle.net/10554/27081
- Palabra clave:
- null
holocaust; literature; memory; history; Primo Levi; Jorge semprún
null
Holocausto; literatura; memoria; Historia; Primo Levi; Jorge semprún
null
Holocausto; literatura; memória; História; Primo Levi; Jorge Semprún doi: 10.11144/Javeriana.mys20-40.lrrp Este artículo surge a raíz de las discusiones realizadas en las materias «Historia y memoria » y «Literatura y memoria» que son parte del currículo
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2016 Yasmín Conejo
Summary: | A experiência atroz de viver e sobreviver dentrodos campos de concentração alemães durantea Segunda Guerra Mundial derivou numproblema crucial quando as representações detais experiências, que deviam se manter comperspectiva não-literal e, portanto, longe dopuramente testemunhal, começaram a se vislumbrar–no princípio involuntariamente–desde uma via estética do fato histórico. Osproblemas em torno dos limites da representaçãoaparecem, então, na fronteira entre ohistórico e o literário na hora de narrar. Dessaforma, ao apresentar o caso da experiêncianos campos através da narrativa de Jorge Semprúne Primo Levi, procura-se levantar que aaporia do relativismo entre a história e a literaturaencontra na interseção de ambas as duasa possibilidade de existir e se manter presenteem um tempo continuo e, por conseguinte,transmissível. |
---|