Entre la ciencia y el tradicionalismo: una política de la lengua en Colombia desde Michel de Certeau
Este artigo propõe uma interpretação do modo em que a doutrina de Miguel Antonio Caro, em particular suas concepções de história, progresso e ordem, deram lugar a um pensamento sobre a língua que se configura entre duas tendências: a antiga e a nova, a clássica e a moderna. No que diz respeito dessa...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27112
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17720
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Académicos de la Academia Colombiana de la Lengua; política de la lengua; filología comparada; filosofía tradicionalista; Anales de Instrucción Pública, Michel de Certeau
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Colombian Academy of Language ́s full members; Language politics; compared philo- logy; traditionalist philosophy; Yearbooks of public instruction; Michel de Certeau
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Acadêmicos da Academia Colombiana de la Lengua; política da língua; filologia compa- rada; filosofia tradicionalista; Anais de Ins- trução Pública; Michel de Certeau
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Entre la ciencia y el tradicionalismo: una política de la lengua en Colombia desde Michel de Certeau Entre ciência e tradicionalismo: uma política da língua na Colômbia desde Michel de Certeau Between Science and Traditionalism: A Linguistic Policy in Colombia from Michel de Certeau |
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Este artigo propõe uma interpretação do modo em que a doutrina de Miguel Antonio Caro, em particular suas concepções de história, progresso e ordem, deram lugar a um pensamento sobre a língua que se configura entre duas tendências: a antiga e a nova, a clássica e a moderna. No que diz respeito dessa dinâmica oscilante apresenta-se análise da política da língua, implementada por alguns membros da Academia Colombiana de la Lengua, levando como principal referente teórico o estudo de Michel de Certeau, Dominique Julia e Jacques Revel, acerca de um saber linguístico definitivo para a compreensão da língua nacional e tratamento dos patois —dialetos— em vigor em uma nação. O argumento central consiste em que a tensão resultante de acolher uma filosofia tradicionalista e a adopção de elementos de um saber científico sobre a língua, permitiu que uma turma específica de acadêmicos pensasse uma forma particular de avançar na civilização e consolidação de um Estado-Nação moderno. |
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Entre la ciencia y el tradicionalismo: una política de la lengua en Colombia desde Michel de CerteauEntre ciência e tradicionalismo: uma política da língua na Colômbia desde Michel de CerteauBetween Science and Traditionalism: A Linguistic Policy in Colombia from Michel de CerteauCastiblanco, Laura; Universidad Pedagógica Nacional y Pontificia Universidad JaveriananullAcadémicos de la Academia Colombiana de la Lengua; política de la lengua; filología comparada; filosofía tradicionalista; Anales de Instrucción Pública, Michel de CerteaunullColombian Academy of Language ́s full members; Language politics; compared philo- logy; traditionalist philosophy; Yearbooks of public instruction; Michel de CerteaunullAcadêmicos da Academia Colombiana de la Lengua; política da língua; filologia compa- rada; filosofia tradicionalista; Anais de Ins- trução Pública; Michel de CerteauEste artigo propõe uma interpretação do modo em que a doutrina de Miguel Antonio Caro, em particular suas concepções de história, progresso e ordem, deram lugar a um pensamento sobre a língua que se configura entre duas tendências: a antiga e a nova, a clássica e a moderna. No que diz respeito dessa dinâmica oscilante apresenta-se análise da política da língua, implementada por alguns membros da Academia Colombiana de la Lengua, levando como principal referente teórico o estudo de Michel de Certeau, Dominique Julia e Jacques Revel, acerca de um saber linguístico definitivo para a compreensão da língua nacional e tratamento dos patois —dialetos— em vigor em uma nação. O argumento central consiste em que a tensão resultante de acolher uma filosofia tradicionalista e a adopção de elementos de um saber científico sobre a língua, permitiu que uma turma específica de acadêmicos pensasse uma forma particular de avançar na civilização e consolidação de um Estado-Nação moderno. Este artículo propone una interpretación del modo en que la doctrina de Miguel Antonio Caro, en particular sus concepciones de historia, progreso y orden, dieron lugar a un pensamiento sobre la lengua que se configura entre dos tendencias: la antigua y la nueva, la clásica y la moderna. Respecto a esta dinámica oscilante se presenta un análisis de la política de la lengua, implementada por algunos miembros de la Academia Colombiana de la Lengua, teniendo como principal referente teórico el estudio de Michel de Certeau, Dominique Julia y Jacques Revel, acerca de un saber lingüístico definitivo para la comprensión de la lengua nacional y el tratamiento de los patois —dialectos- vigentes en una nación. El argumento central consiste en que la tensión que resulta del acogimiento de una filosofía tradi-cionalista y la adopción de elementos de un saber científico sobre la lengua, permitió que un grupo específico de académicos pensara una forma particular de avanzar en la civilización y consolidación de un Estado-Nación moderno. This article proposes an interpretation of how the doctrine of Miguel Antonio Caro, parti- cularly his conceptions regarding history, progress, and order, gave rise to a way of thinking about language as oscillating between two broad tendencies: the old and the new, or the classic and the modern. The dynamics of this conceptual «pendulum» are analyzed in respect to the language politics developed by several members of the Colombian Academy of Language - Michel de Certeau, Dominique Ju- lia and Jacques Revel concerning a definitive linguistic body of knowledge and the role of the same in the comprehension of the national language and the treatment of the existing pa- tois —dialects— in the nation. The central argument is that the very tension that arose from the defense of a traditionalist philosophy as well as the adoption of elements of a scientific knowledge concerning language both per- mitted the Academy to establish its particular manner of advancing in civilizing and consolidating a modern Nation-State. Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:34:06Z2020-04-15T20:38:32Z2018-02-24T15:34:06Z2020-04-15T20:38:32Z2016-11-21http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/1772010.11144/Javeriana.mys20-41.ctpl2248-69920122-5197http://hdl.handle.net/10554/27112spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17720/13977Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Copyright (c) 2016 Laura CastiblancoAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:16:09Z |