O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31

Ao analisar 1 Cor 1,26-31, este artigo procura destacar a força retórica do argumento paulino que afirma que a maior parte das pessoas a quem Deus chamou para formar a comunidade cristã em Corinto não são “sábios”, “poderosos” e “de família prestigiosa”, mas “as coisas loucas”, “as coisas fracas”, “...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2019
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
por
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/42159
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/24709
http://hdl.handle.net/10554/42159
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Derechos de autor 2019 José Adriano Filho
id JAVERIANA_81f38ac73f93126a60508505997e3ed6
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/42159
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31God’s Modus Operandi and the Composition of the Christian Community. A Study on 1 Cor 1:26-31Filho, José AdrianoAo analisar 1 Cor 1,26-31, este artigo procura destacar a força retórica do argumento paulino que afirma que a maior parte das pessoas a quem Deus chamou para formar a comunidade cristã em Corinto não são “sábios”, “poderosos” e “de família prestigiosa”, mas “as coisas loucas”, “as coisas fracas”, “as coisas desprezíveis” e “as coisas que nada são”. Deus, ao revelar a sua sabedoria e poder na cruz de Cristo, escolhe a fraqueza e loucura do mundo, destruindo os fundamentos do orgulho humano. O artigo demonstra também que as declarações de Paulo não podem ser desvinculadas do discurso de honra próprio da cultura grecoromana, a qual estava associada a poder, gênero e lugar social. Além da riqueza, associada às pessoas de status social elevado, havia uma hierarquia de valores que incluía linhagem familiar, conexões com Roma e sofisticação cultural.In analyzing 1 Cor 1:26-31, this paper seeks to highlight the rhetorical power of the Pauline argument which states that most of the people God called to create the Christian community at Corinth are not “wise,” “powerful,” and “from a prestigious family,” but “fool things,” “weak things,” “despicable things,” and “things that are nothing.” By revealing his wisdom and power in the cross of Christ, God chooses the weakness and madness of the world, destroying the foundations of human pride. The paper also shows that Paul’s statements cannot be dissociated from the Greco-Roman culture’s honor discourse, associated with power, gender, and social standing. In addition to wealth, associated with people of high social status, there was a hierarchy of values that included family lineage, connections with Rome, and cultural sophistication.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2019-03-26T21:00:29Z2020-04-15T18:57:30Z2019-03-26T21:00:29Z2020-04-15T18:57:30Z2019-01-18http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/2470910.11144/javeriana.tx69-187.modccc2011-219X0120-3649http://hdl.handle.net/10554/42159porhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/24709/21434Theologica Xaveriana; Vol. 69 Núm. 187 (2019): Theologica XaverianaDerechos de autor 2019 José Adriano FilhoAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:06:18Z
dc.title.none.fl_str_mv O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
God’s Modus Operandi and the Composition of the Christian Community. A Study on 1 Cor 1:26-31
title O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
spellingShingle O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
Filho, José Adriano
title_short O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
title_full O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
title_fullStr O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
title_full_unstemmed O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
title_sort O modus operandi de Deus e a composição da comunidade cristã. Um estudo de 1 Cor 1,26-31
dc.creator.none.fl_str_mv Filho, José Adriano
author Filho, José Adriano
author_facet Filho, José Adriano
author_role author
description Ao analisar 1 Cor 1,26-31, este artigo procura destacar a força retórica do argumento paulino que afirma que a maior parte das pessoas a quem Deus chamou para formar a comunidade cristã em Corinto não são “sábios”, “poderosos” e “de família prestigiosa”, mas “as coisas loucas”, “as coisas fracas”, “as coisas desprezíveis” e “as coisas que nada são”. Deus, ao revelar a sua sabedoria e poder na cruz de Cristo, escolhe a fraqueza e loucura do mundo, destruindo os fundamentos do orgulho humano. O artigo demonstra também que as declarações de Paulo não podem ser desvinculadas do discurso de honra próprio da cultura grecoromana, a qual estava associada a poder, gênero e lugar social. Além da riqueza, associada às pessoas de status social elevado, havia uma hierarquia de valores que incluía linhagem familiar, conexões com Roma e sofisticação cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-26T21:00:29Z
2019-03-26T21:00:29Z
2019-01-18
2020-04-15T18:57:30Z
2020-04-15T18:57:30Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/24709
10.11144/javeriana.tx69-187.modccc
2011-219X
0120-3649
http://hdl.handle.net/10554/42159
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/24709
http://hdl.handle.net/10554/42159
identifier_str_mv 10.11144/javeriana.tx69-187.modccc
2011-219X
0120-3649
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/teoxaveriana/article/view/24709/21434
Theologica Xaveriana; Vol. 69 Núm. 187 (2019): Theologica Xaveriana
dc.rights.none.fl_str_mv Derechos de autor 2019 José Adriano Filho
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Derechos de autor 2019 José Adriano Filho
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712900403036160