Los itinerarios culturales: caracterización y desafíos de una nueva categoría del patrimonio cultural mundial
Este artigo reflete sobre a evolução das rotas culturais, como uma nova categoria de Património Cultural da Humanidade,introduzido na tutela dos bens, dada a sua área de terra multidimensional, transnacional e extensa. Para este efeito, a definiçãofoca tanto a diferenciação científica e económica de...
- Autores:
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- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8900
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- Palabra clave:
- Heritage Concept; Cultural Routes; Heritage Routes; Icomos International Scientific Committee on CulturalRoutes; Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention; World Heritage List; Key words plus: Cultural routes; cultural
Concepto de Patrimonio; Itinerarios Culturales; Rutas Patrimoniales; Comité Internacional de Itinerarios Culturales de Icomos; Directrices Prácticas para la Aplicación de la Convención del Patrimonio Mundial; Lista del Patrimonio Mundial.
Conceito de Itinerários Património Rotas do Património Cultural; da Comissão Internacionalsobre Itinerários Culturais do Icomos; Diretrizes para a Implementação da Convenção do Património Mundial; Lista do Património Mundial; Palavras-chave descriptor: Ro
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Los itinerarios culturales: caracterización y desafíos de una nueva categoría del patrimonio cultural mundial Martínez Yáñez, Celia; Universidad de Granada Heritage Concept; Cultural Routes; Heritage Routes; Icomos International Scientific Committee on CulturalRoutes; Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention; World Heritage List; Key words plus: Cultural routes; cultural Concepto de Patrimonio; Itinerarios Culturales; Rutas Patrimoniales; Comité Internacional de Itinerarios Culturales de Icomos; Directrices Prácticas para la Aplicación de la Convención del Patrimonio Mundial; Lista del Patrimonio Mundial. Conceito de Itinerários Património Rotas do Património Cultural; da Comissão Internacionalsobre Itinerários Culturais do Icomos; Diretrizes para a Implementação da Convenção do Património Mundial; Lista do Património Mundial; Palavras-chave descriptor: Ro |
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Este artigo reflete sobre a evolução das rotas culturais, como uma nova categoria de Património Cultural da Humanidade,introduzido na tutela dos bens, dada a sua área de terra multidimensional, transnacional e extensa. Para este efeito, a definiçãofoca tanto a diferenciação científica e económica de outras categorias, tais como os desafios da propriedade plena, nocontexto da Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Com esse objetivo em analisar os documentos doutrinárioselaborados pela Comissão Internacional sobre Itinerários Culturais do Icomos, má assimilação dos mesmos nas DiretrizesOperacionais para a Implementação da Convenção do Património Mundial e as inscrições de vários itinerários culturais, ousegmentos próprios, que têm sido feitas sob outras categorias do património, resultando na sua sub-representação na Listado Património Mundial. Finalmente, propomos algumas linhas de trabalho a ser abordado no futuro para conseguir um maiorreconhecimento e assimilação das rotas culturais, com foco no desenvolvimento de novos princípios e diretrizes que atendamàs suas peculiaridades e melhorar os procedimentos de arquivamento e avaliação dessas propostas, ea subsequente gestãohomogênea e compartilhada. |
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http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8900/7181 Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 23, Núm. 2 (2010): Colonización y construcción del territorio en el siglo XIX |
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Los itinerarios culturales: caracterización y desafíos de una nueva categoría del patrimonio cultural mundialItinerários culturais: caracterização e desafios de uma nova categoria de património mundial, culturalCultural routes: characterization and challenges of a new category of world cultural heritageMartínez Yáñez, Celia; Universidad de GranadaHeritage Concept; Cultural Routes; Heritage Routes; Icomos International Scientific Committee on CulturalRoutes; Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention; World Heritage List; Key words plus: Cultural routes; culturalConcepto de Patrimonio; Itinerarios Culturales; Rutas Patrimoniales; Comité Internacional de Itinerarios Culturales de Icomos; Directrices Prácticas para la Aplicación de la Convención del Patrimonio Mundial; Lista del Patrimonio Mundial.Conceito de Itinerários Património Rotas do Património Cultural; da Comissão Internacionalsobre Itinerários Culturais do Icomos; Diretrizes para a Implementação da Convenção do Património Mundial; Lista do Património Mundial; Palavras-chave descriptor: RoEste artigo reflete sobre a evolução das rotas culturais, como uma nova categoria de Património Cultural da Humanidade,introduzido na tutela dos bens, dada a sua área de terra multidimensional, transnacional e extensa. Para este efeito, a definiçãofoca tanto a diferenciação científica e económica de outras categorias, tais como os desafios da propriedade plena, nocontexto da Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Com esse objetivo em analisar os documentos doutrinárioselaborados pela Comissão Internacional sobre Itinerários Culturais do Icomos, má assimilação dos mesmos nas DiretrizesOperacionais para a Implementação da Convenção do Património Mundial e as inscrições de vários itinerários culturais, ousegmentos próprios, que têm sido feitas sob outras categorias do património, resultando na sua sub-representação na Listado Património Mundial. Finalmente, propomos algumas linhas de trabalho a ser abordado no futuro para conseguir um maiorreconhecimento e assimilação das rotas culturais, com foco no desenvolvimento de novos princípios e diretrizes que atendamàs suas peculiaridades e melhorar os procedimentos de arquivamento e avaliação dessas propostas, ea subsequente gestãohomogênea e compartilhada.Este artículo reflexiona sobre los avances que los itinerarios culturales, como nueva categoría del Patrimonio Cultural Mundial,introducen en la tutela del patrimonio, dado su carácter multidimensional, transnacional y su amplia extensión territorial. Paraello, se centra tanto en su definición científica y diferenciación de otras categorías patrimoniales, como en los desafíos queplantea su plena asunción en el marco de la Convención del Patrimonio Mundial Cultural y Natural. Con este objetivo se analizanlos documentos doctrinales elaborados por el Comité Internacional de Itinerarios Culturales de Icomos, su deficiente asimilaciónen las Directrices Prácticas para la Aplicación de la Convención del Patrimonio Mundial y las inscripciones de diversos itinerariosculturales, o de sus segmentos, que se han realizado conforme a otras categorías patrimoniales, redundando en su escasarepresentación en la Lista del Patrimonio Mundial. Por último, se proponen algunas líneas de trabajo que habrá que abordaren el futuro para alcanzar un mayor reconocimiento y asimilación de los itinerarios culturales, centradas en el desarrollo denuevos principios y orientaciones que respondan adecuadamente a sus peculiaridades y permitan mejorar los procedimientosde presentación y evaluación de este tipo de candidaturas, así como su posterior gestión homogénea y compartida.This paper studies in depth the progress that cultural routes, as a new category of World Cultural Heritage, introduce in heritageprotection, as a result of their multidimensional, transnational and wide territorial extension. For this purpose it focuses onboth its scientific definition and its differentiation from other heritage categories, as well as on the challenges that set out itsfull assumption in the framework of the Convention Concerning the Protection of World Cultural and Natural Heritage. To thisend we analyze the doctrinal documents developed by the International Committee on Cultural Routes of Icomos, their inadequateassimilation in the Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention and the nominationof various cultural routes (or segments of), that have been inscribed according to other heritage categories, resulting in theirunderrepresentation in the World Heritage List. Finally, we suggest some lines of work that should be addressed in the future toachieve a better recognition and assimilation of cultural routes, focusing on the development of new principles and guidelinesthat are adequate to their peculiarities and able to improve the reporting and evaluation procedures of such nominations, aswell as their subsequent homogeneous and shared management.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:45:23Z2020-04-14T20:21:37Z2018-02-24T14:45:23Z2020-04-14T20:21:37Z2014-07-08http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/89001657-9763http://hdl.handle.net/10554/23155spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8900/7181Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 23, Núm. 2 (2010): Colonización y construcción del territorio en el siglo XIXAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:29Z |