Mentiras verdaderas o la topología de la guerra. Aproximación arqueológica a la cartografía colonial de Bocachica, Cartagena de Indias

Os planos e mapas de Cartagena das Índias a partir dos séculos XVII e XVIII possibilitaram a construção de um quadrode interpretação que permite dissolver dicotomias natureza - cultura e terra-mar, conseguindo assim, caracterizarum espaço, um território, no qual reside uma heterogeneidade de agentes...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/9244
http://hdl.handle.net/10554/22404
Palabra clave:
Paisaje; guerra; época colonial; arqueología; Bocachica - Cartagena de Indias; Descriptores: Cartagena (Colombia) - Geografía-Mapas; Cartagena (Colombia)-Aspectos sociales; arqueología e historia; puertos-Historia-Región Caribe
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openAccess
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True Lies or the Topology of War. An Archaeological Approach to the Colonial Cartography of Bocachica, Cartagena de Indias
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description Os planos e mapas de Cartagena das Índias a partir dos séculos XVII e XVIII possibilitaram a construção de um quadrode interpretação que permite dissolver dicotomias natureza - cultura e terra-mar, conseguindo assim, caracterizarum espaço, um território, no qual reside uma heterogeneidade de agentes humanos e não humanos, com a mesmacapacidade de estruturar uma sociedade. Através dos mapas, se plasmaram mentiras, se ocultaram realidades e emmuitos casos, redimensionaram múltiplos aspectos. E’ a partir da topologia da guerra que tem sido reconstruídasas representações desse porto durante o período Colonial.O canal Bocachica é um exemplo no qual podemos aplicar uma metodologia que utiliza a conjunção, a sobreposiçãoe polissemia de mapas, que têm sido a base para o estudo arqueológico das batalhas marítimas de 1697 e 1741, etem por objetivo caracterizar a evolução da paisagem marítimo costeiro da guerra.
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