Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)

O presente artigo aborda resultados de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, focalizando a atuação de mulheres musicistas no Rio de Janeiro (final do século xix einício do século xx), pela perspectiva da História da Cultura. Esse período é marcado por transformações importa...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2010
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24662
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1959
http://hdl.handle.net/10554/24662
Palabra clave:
Música; História da Cultura; Mulher; Salões e Teatros; Séculos XIX e XX
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_7d392a927de47bda3a0e1a6753d0fd11
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24662
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)Bellard Freire, Vanda Lima; Professora Associada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.H. Portella, Angela Celis; Universidade do Estado do Rio Grande do NorteMúsica; História da Cultura; Mulher; Salões e Teatros; Séculos XIX e XXO presente artigo aborda resultados de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, focalizando a atuação de mulheres musicistas no Rio de Janeiro (final do século xix einício do século xx), pela perspectiva da História da Cultura. Esse período é marcado por transformações importantes nos papéis femininos, conquistadas, entre diversos espaços, tais como salões aristocráticos e teatros. Os salões foram usados pelas famílias para apresentar suas filhas à sociedade, em meio a contatos sociais e políticos, permitindo às mulheres atuar como musicistas, sobretudo como cantoras ou pianistas. Nos teatros, predominou a atuação feminina como atrizes e cantoras, raramente como compositoras, instrumentistas ou regentes, situação essa que mudou gradativamente. As pesquisas aqui relatadas levantaram número significativo de mulheres musicistas, interpretando, compondo e publicando músicas de diferentes gêneros. Sua atuação se deu através de conflitos e contradições, conciliadas, ambiguamente, nos salõese explicitadas, arduamente, nos teatros cariocas da época.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotánull2018-02-24T15:06:25Z2020-04-16T13:54:05Z2018-02-24T15:06:25Z2020-04-16T13:54:05Z2010-07-20http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/19592215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24662spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1959/1253Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 5, Núm. 2 (2010); 61-78Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 5, Núm. 2 (2010); 61-78Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:15Z
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
title Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
spellingShingle Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
Bellard Freire, Vanda Lima; Professora Associada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Música; História da Cultura; Mulher; Salões e Teatros; Séculos XIX e XX
title_short Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
title_full Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
title_fullStr Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
title_full_unstemmed Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
title_sort Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)
dc.creator.none.fl_str_mv Bellard Freire, Vanda Lima; Professora Associada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
H. Portella, Angela Celis; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
author Bellard Freire, Vanda Lima; Professora Associada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
author_facet Bellard Freire, Vanda Lima; Professora Associada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
H. Portella, Angela Celis; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
author_role author
author2 H. Portella, Angela Celis; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
dc.subject.none.fl_str_mv Música; História da Cultura; Mulher; Salões e Teatros; Séculos XIX e XX
topic Música; História da Cultura; Mulher; Salões e Teatros; Séculos XIX e XX
description O presente artigo aborda resultados de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, focalizando a atuação de mulheres musicistas no Rio de Janeiro (final do século xix einício do século xx), pela perspectiva da História da Cultura. Esse período é marcado por transformações importantes nos papéis femininos, conquistadas, entre diversos espaços, tais como salões aristocráticos e teatros. Os salões foram usados pelas famílias para apresentar suas filhas à sociedade, em meio a contatos sociais e políticos, permitindo às mulheres atuar como musicistas, sobretudo como cantoras ou pianistas. Nos teatros, predominou a atuação feminina como atrizes e cantoras, raramente como compositoras, instrumentistas ou regentes, situação essa que mudou gradativamente. As pesquisas aqui relatadas levantaram número significativo de mulheres musicistas, interpretando, compondo e publicando músicas de diferentes gêneros. Sua atuação se deu através de conflitos e contradições, conciliadas, ambiguamente, nos salõese explicitadas, arduamente, nos teatros cariocas da época.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-20
2018-02-24T15:06:25Z
2018-02-24T15:06:25Z
2020-04-16T13:54:05Z
2020-04-16T13:54:05Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1959
2215-9959
1794-6670
http://hdl.handle.net/10554/24662
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1959
http://hdl.handle.net/10554/24662
identifier_str_mv 2215-9959
1794-6670
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1959/1253
Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 5, Núm. 2 (2010); 61-78
Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 5, Núm. 2 (2010); 61-78
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712885647474688