El patrimonio inmaterial como sistema. Efectos de la industrialización en La Patagonia

A tese de doutorado “Arquitetura de influência européia na Patagônia 1879-1955” (upo, Sevilla) permitiu ampliar a visão sobre apatrimonialização, incorporando uma leitura sistêmica de seus componentes imateriais, confirmando sua condição inseparáveldo patrimônio construído. O presente texto oferece...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
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OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Palabra clave:
Cultural heritage; Patagonia; Industrial Revolution; intangible heritage; architectural heritage; Keywords plus: Cultural heritage; Architectural heritage; Cultural identity – Patagonia.
Patrimonio cultural; Patagonia; Revolución industrial; patrimonio inmaterial; patrimonio intangible; patrimonio arquitectónico. - Descriptores: Patrimonio cultural; Patrimonio arquitectónico; Identidad cultural – Patagonia.
Patrimônio cultural, Patagônia, Revolução industrial; patrimônio imaterial; patrimônio intangível; patrimônio arquitetônico, Palavras-chave descritores: Patrimônio cultural; Património arquitectónico; Identidade cultural – Patagônia.
Rights
openAccess
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description A tese de doutorado “Arquitetura de influência européia na Patagônia 1879-1955” (upo, Sevilla) permitiu ampliar a visão sobre apatrimonialização, incorporando uma leitura sistêmica de seus componentes imateriais, confirmando sua condição inseparáveldo patrimônio construído. O presente texto oferece uma resposta à questão de que patrimônio imaterial substituiu a culturaexistente após a violenta conquista e ocupação do território, assumindo que somos parte de um processo de transformaçãoque gerou nosso hibridismo e diversidade cultural atuais.Teóricos como Marina Waiman, Ramón Gutiérrez, Jorge E. Hardoy e Françoise Choay guiaram nossas indagações, ademais dosdocumentos unesco-icomos, desde uma perspectiva latino-americana. Dada a enorme dimensão territorial e sua complexidade,o mais destacável dentro do enfoque dado no desenvolvimento da pesquisa, incide na utilização do método indutivo(experimentado em trabalhos anteriores) que nos permitiu interpretar o contexto global a partir de estudos locais e regionais.Neste momento, encontra-se relevante o reconhecimento patrimonial de um sistema cultural composto por múltiplos fatoresque atuaram de maneira simultânea. Futuras indagações deverão corroborar, entre outros tópicos, a vigência deste patrimônioem outras manifestações culturais, respondendo interrogantes sobre as influências dos grupos marginais que operaram sobrea construção do cotidiano, enriquecido com outras manifestações do patrimônio imaterial.
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Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 24, Núm. 2 (2011): Patrimonio Inmaterial I
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O presente texto oferece uma resposta à questão de que patrimônio imaterial substituiu a culturaexistente após a violenta conquista e ocupação do território, assumindo que somos parte de um processo de transformaçãoque gerou nosso hibridismo e diversidade cultural atuais.Teóricos como Marina Waiman, Ramón Gutiérrez, Jorge E. Hardoy e Françoise Choay guiaram nossas indagações, ademais dosdocumentos unesco-icomos, desde uma perspectiva latino-americana. Dada a enorme dimensão territorial e sua complexidade,o mais destacável dentro do enfoque dado no desenvolvimento da pesquisa, incide na utilização do método indutivo(experimentado em trabalhos anteriores) que nos permitiu interpretar o contexto global a partir de estudos locais e regionais.Neste momento, encontra-se relevante o reconhecimento patrimonial de um sistema cultural composto por múltiplos fatoresque atuaram de maneira simultânea. Futuras indagações deverão corroborar, entre outros tópicos, a vigência deste patrimônioem outras manifestações culturais, respondendo interrogantes sobre as influências dos grupos marginais que operaram sobrea construção do cotidiano, enriquecido com outras manifestações do patrimônio imaterial.La tesis doctoral “Arquitectura de influencia europea en la Patagonia 1879-1955” (upo, Sevilla) permitió ampliar la mirada sobre la patrimonialización, incorporando una lectura sistémica de sus componentes inmateriales y confirmando su condicióninseparable del patrimonio construido. El presente texto se ofrece como respuesta a la pregunta sobre qué patrimonio inmaterial reemplazó la cultura preexistente tras la violenta conquista y ocupación del territorio, asumiendo que somos parte de unproceso de transformación que dio lugar a nuestro hibridismo y diversidad cultural actuales. Teóricos de la talla de Marina Waisman, Ramón Gutiérrez, Jorge E. Hardoy y Françoise Choay han guiado nuestras indagaciones, además de los documentos unesco-icomos, desde la perspectiva latinoamericana. Dada la enorme dimensión territorial y su complejidad, lo más destacable del enfoque dado al desarrollo de la investigación es el uso del método inductivo –experimentado en trabajos anteriores– que nos permitió la interpretación del contexto global desde estudios locales y regionales. En esta instancia, resulta relevante el reconocimiento patrimonial de un sistema cultural compuesto por múltiples factores que actuaron en forma simultánea. Las futuras indagaciones deberán corroborar, entre otros tópicos, la vigencia de este patrimonio en otras manifestaciones culturales, respondiendo interrogantes sobre las influencias de los grupos marginales que operaron sobre la construcción de lo cotidiano, enriquecido con otras manifestaciones del patrimonio inmaterial.The doctoral thesis “European-influenced architecture in Patagonia 1879-1955” (upo, Sevilla) extended the perspective on thepatrimonial research, including a systemic interpretation of its intangible components and confirming its inseparable conditionwith the built heritage. The present text is offered as an answer to the interrogation about which intangible heritage replacedthe preexisting culture after the violent conquest and occupation of the territory, assuming that, we are part of a transformationprocess that generated our current hybridity and cultural diversity.Theorists as Marina Waisman, Ramón Gutiérrez, Jorge E. Hardoy and Françoise Choay have guided our inquiries, as well asunesco-icomos documents, however from a Latin American perspective. Given the territorial extension and complexity, the mostnoticeable in the research’s development has focused on the use of the inductive method (applied in previous researches)which allowed us to generalize from local and regional studies.Future investigations must confirm, among other topics, the validity of this heritage in other cultural expressions, answering questionsabout the influence of marginal groups that operated on the construction of everyday life, enriched by other forms of intangible heritage.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:45:22Z2020-04-14T20:21:33Z2018-02-24T14:45:22Z2020-04-14T20:21:33Z2014-07-07http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/88761657-9763http://hdl.handle.net/10554/23142spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8876/7148http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8876/7149Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 24, Núm. 2 (2011): Patrimonio Inmaterial IAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:43Z