El patrimonio inmaterial como sistema. Efectos de la industrialización en La Patagonia

A tese de doutorado “Arquitetura de influência européia na Patagônia 1879-1955” (upo, Sevilla) permitiu ampliar a visão sobre apatrimonialização, incorporando uma leitura sistêmica de seus componentes imateriais, confirmando sua condição inseparáveldo patrimônio construído. O presente texto oferece...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23142
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8876
http://hdl.handle.net/10554/23142
Palabra clave:
Cultural heritage; Patagonia; Industrial Revolution; intangible heritage; architectural heritage; Keywords plus: Cultural heritage; Architectural heritage; Cultural identity – Patagonia.
Patrimonio cultural; Patagonia; Revolución industrial; patrimonio inmaterial; patrimonio intangible; patrimonio arquitectónico. - Descriptores: Patrimonio cultural; Patrimonio arquitectónico; Identidad cultural – Patagonia.
Patrimônio cultural, Patagônia, Revolução industrial; patrimônio imaterial; patrimônio intangível; patrimônio arquitetônico, Palavras-chave descritores: Patrimônio cultural; Património arquitectónico; Identidade cultural – Patagônia.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:A tese de doutorado “Arquitetura de influência européia na Patagônia 1879-1955” (upo, Sevilla) permitiu ampliar a visão sobre apatrimonialização, incorporando uma leitura sistêmica de seus componentes imateriais, confirmando sua condição inseparáveldo patrimônio construído. O presente texto oferece uma resposta à questão de que patrimônio imaterial substituiu a culturaexistente após a violenta conquista e ocupação do território, assumindo que somos parte de um processo de transformaçãoque gerou nosso hibridismo e diversidade cultural atuais.Teóricos como Marina Waiman, Ramón Gutiérrez, Jorge E. Hardoy e Françoise Choay guiaram nossas indagações, ademais dosdocumentos unesco-icomos, desde uma perspectiva latino-americana. Dada a enorme dimensão territorial e sua complexidade,o mais destacável dentro do enfoque dado no desenvolvimento da pesquisa, incide na utilização do método indutivo(experimentado em trabalhos anteriores) que nos permitiu interpretar o contexto global a partir de estudos locais e regionais.Neste momento, encontra-se relevante o reconhecimento patrimonial de um sistema cultural composto por múltiplos fatoresque atuaram de maneira simultânea. Futuras indagações deverão corroborar, entre outros tópicos, a vigência deste patrimônioem outras manifestações culturais, respondendo interrogantes sobre as influências dos grupos marginais que operaram sobrea construção do cotidiano, enriquecido com outras manifestações do patrimônio imaterial.