Orígenes del patrimonio cultural inmaterial: la propuesta boliviana de 1973
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no s...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8849
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- Palabra clave:
- Patrimonio cultural inmaterial; Derecho de autor; Folklore; Identidad nacional; Antropología cultural - Descriptores: Patrimonio cultural – Aspectos políticos; Identidad nacional; Antropología cultural; Folclor – Bolivia.
Intangible cultural heritage; Copyright; Folklore; National Identity; Cultural anthropology; Keywords plus: Cultural heritage - Political aspects; National Identity; Cultural anthropology; Folklore – Bolívia.
Patrimônio cultural imaterial; Direito de autor; Folclore; Identidade nacional; Antropologia cultural; Palavras chave descritores: Patrimônio cultural; Aspectos políticos; Identidade nacional; Antropologia cultural; Folclore – Bolívia.
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- openAccess
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O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no sentido foucaultiano do termo, baseando-nos na bibliografia de umaserie de renomados antropólogos franceses.O patrimônio imaterial constitui um fenômeno cultural complexo cuja transformação em uma política de alcance global supõea justaposição de interesses locais, nacionais e transnacionais.O fracasso de sua aparição como parte das normas internacionais dos direitos de autor é revelador de sua incongruênciacom os postulados da doutrina liberal ocidental. Contudo, sua recente inauguração como uma nova noção patrimonial abreinfinitas possibilidades de interpretação de seu valor e de seus múltiplos usos políticos. |
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http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8849/7141 Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 24, Núm. 2 (2011): Patrimonio Inmaterial I |
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Orígenes del patrimonio cultural inmaterial: la propuesta boliviana de 1973Origens do patrimônio cultural imaterial: a proposta boliviana de 1973Origins of intangible cultural heritage: the bolivian proposal of 1973Guevara, Manuel; Escuela de Altos Estudios en Ciencias Sociales de ParísPatrimonio cultural inmaterial; Derecho de autor; Folklore; Identidad nacional; Antropología cultural - Descriptores: Patrimonio cultural – Aspectos políticos; Identidad nacional; Antropología cultural; Folclor – Bolivia.Intangible cultural heritage; Copyright; Folklore; National Identity; Cultural anthropology; Keywords plus: Cultural heritage - Political aspects; National Identity; Cultural anthropology; Folklore – Bolívia.Patrimônio cultural imaterial; Direito de autor; Folclore; Identidade nacional; Antropologia cultural; Palavras chave descritores: Patrimônio cultural; Aspectos políticos; Identidade nacional; Antropologia cultural; Folclore – Bolívia.O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no sentido foucaultiano do termo, baseando-nos na bibliografia de umaserie de renomados antropólogos franceses.O patrimônio imaterial constitui um fenômeno cultural complexo cuja transformação em uma política de alcance global supõea justaposição de interesses locais, nacionais e transnacionais.O fracasso de sua aparição como parte das normas internacionais dos direitos de autor é revelador de sua incongruênciacom os postulados da doutrina liberal ocidental. Contudo, sua recente inauguração como uma nova noção patrimonial abreinfinitas possibilidades de interpretação de seu valor e de seus múltiplos usos políticos.El siguiente artículo es el resultado de una investigación realizada en los archivos de la Organización de las Naciones Unidaspara la Educación, la Ciencia y la Cultura (unesco), con el fin de determinar el origen del Patrimonio Cultural Inmaterial. Paraello, he abordado la cuestión como un dispositivo de poder transnacional en el sentido foucaultiano del término, basándomeen la bibliografía de una serie de connotados antropólogos franceses. El patrimonio inmaterial constituye un fenómeno culturalcomplejo cuya transformación en una política de alcance global supone la yuxtaposición de intereses locales, nacionales ytransnacionales. Su fallida aparición como parte de la normativa internacional de los derechos de autor ha revelado su incongruenciacon los postulados de la doctrina liberal occidental. Sin embargo, su reciente inauguración como una nueva nociónpatrimonial abre infinitas posibilidades de interpretación en cuanto a su valor y a sus usos políticos múltiples.The following article is the result of a research conducted in the archives of the Organization of the United Nations Educational,Scientific and Cultural Organization (Unesco) aiming to determin the origin of what is considered to be Intangible Cultural Heritage.In order to achieve this, I considered intangible heritage as a transnational power dispositive, following the faucouldiansense of the term. Consequently, I based my study on the works of a selection of notorious French anthropologists. Intangibleheritage is a complex cultural phenomenon and when applied to a policy of global range, it results in a juxtaposition of local,national and transnational interests. Its failed emergence as a part of international copyright norms revealed its inconsistencywith the postulate of the Occidental liberal doctrine. However, its recent adoption as a new asset notion seems to create a newrange of possibilities for the interpretation of its value and its multiple political applications.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:44:56Z2020-04-14T20:21:02Z2018-02-24T14:44:56Z2020-04-14T20:21:02Z2014-07-07http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/88491657-9763http://hdl.handle.net/10554/23027spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8849/7141Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 24, Núm. 2 (2011): Patrimonio Inmaterial IAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:50Z |