La construcción racional del tiempo en la música escrita de la tradición occidental
Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, co...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
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tempo musical; música escrita ocidental; relacionamento entre música e ciência; construção racional do tempo
musical time; Western musical notation; relationship between music and science; rational construction of the time
tiempo musical; música escrita occidental; relación entre música y ciencia; construcción racional del tiempo
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- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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La construcción racional del tiempo en la música escrita de la tradición occidental Myriam, Arroyave; Docente del Proyecto Curricular de Artes Musicales de la Facultad de Artes (ASAB) de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia null tempo musical; música escrita ocidental; relacionamento entre música e ciência; construção racional do tempo musical time; Western musical notation; relationship between music and science; rational construction of the time tiempo musical; música escrita occidental; relación entre música y ciencia; construcción racional del tiempo |
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Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, continuidade– são atribuídas ao tempo gradualmente. Graças a esta relação, o número, à proporção e o espírito geométrico podem ser aplicados à duração, e so’ então se começa a falar de um tempo propriamente musical. Com o desenvolvimento da escrita no pentagrama musical, o problema filosófico fundamental para a música é a construção racional do tempo. Neste artigo, se persegue históricamente o processo que causa esta construção. Também, tenta-se pôr em evidência as implicações epistemológicas deste conceito do paralelismo entre o tempo desdobrado na partitura musical e o conceito do tempo da ciência occidental. |
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La construcción racional del tiempo en la música escrita de la tradición occidentalA construção racional do tempo na música da tradição ocidentalThe rational construction of the time in music of western traditionMyriam, Arroyave; Docente del Proyecto Curricular de Artes Musicales de la Facultad de Artes (ASAB) de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombianulltempo musical; música escrita ocidental; relacionamento entre música e ciência; construção racional do tempomusical time; Western musical notation; relationship between music and science; rational construction of the timetiempo musical; música escrita occidental; relación entre música y ciencia; construcción racional del tiempoNa antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, continuidade– são atribuídas ao tempo gradualmente. Graças a esta relação, o número, à proporção e o espírito geométrico podem ser aplicados à duração, e so’ então se começa a falar de um tempo propriamente musical. Com o desenvolvimento da escrita no pentagrama musical, o problema filosófico fundamental para a música é a construção racional do tempo. Neste artigo, se persegue históricamente o processo que causa esta construção. Também, tenta-se pôr em evidência as implicações epistemológicas deste conceito do paralelismo entre o tempo desdobrado na partitura musical e o conceito do tempo da ciência occidental.En la Antigüedad, la música se definía en términos de memoria, no de temporalidad. Por un artificio de escritura, la música occidental comienza a considerarse como un arte temporal. En la notación diastemática, la duración es relacionada con una línea recta cuyas propiedades –divisibilidad, homogeneidad, continuidad– son paulatinamente asignadas al tiempo. Gracias a esta relación, el número, la proporción y el espíritu geométrico pueden aplicarse a la duración y solo entonces se empieza a hablar de un tiempo propiamente musical. Con el desarrollo de la escritura sobre pentagrama, el problema filosófico fundamental para la música es la construcción racional del tiempo. En este artículo, se hace un seguimiento al proceso histórico que da lugar a esta construcción. Igualmente, se intenta poner en evidencia las implicaciones epistemológicas de este concepto a partir del paralelo entre la noción de tiempo trabajada en la partitura y el concepto de tiempo desarrollado por la ciencia occidental.In the Antiquity, music was defined in terms of memory, not of temporality. By a writing artifice, Western music begins to consider itself as a temporal art. In the diastematic notation, duration is related to a line whose properties –divisibility, homogeneity, continuity– are assigned to the time gradually. Due to this relation, the number, the proportion and the geometric spirit can be applied to the duration. Only then a properly musical time starts to be discussed. With the development of the writing on musical staff, the fundamental philosophical problem for music is the rational construction of time. Throughout this essay, a historical pursuit is made to the process that gives rise to this construction. Also, the epistemological implications of this concept are put in evidence since the parallel between the concepts of time in the musical score and time developed by Western science.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotánullnullnull2018-02-24T15:05:53Z2020-04-16T13:53:36Z2018-02-24T15:05:53Z2020-04-16T13:53:36Z2013-04-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/59002215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24434spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5900/4770Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 87-101Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 87-101Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:14Z |