La construcción racional del tiempo en la música escrita de la tradición occidental

Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, co...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24434
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5900
http://hdl.handle.net/10554/24434
Palabra clave:
null
tempo musical; música escrita ocidental; relacionamento entre música e ciência; construção racional do tempo
musical time; Western musical notation; relationship between music and science; rational construction of the time
tiempo musical; música escrita occidental; relación entre música y ciencia; construcción racional del tiempo
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, continuidade– são atribuídas ao tempo gradualmente. Graças a esta relação, o número, à proporção e o espírito geométrico podem ser aplicados à duração, e so’ então se começa a falar de um tempo propriamente musical. Com o desenvolvimento da escrita no pentagrama musical, o problema filosófico fundamental para a música é a construção racional do tempo. Neste artigo, se persegue históricamente o processo que causa esta construção. Também, tenta-se pôr em evidência as implicações epistemológicas deste conceito do paralelismo entre o tempo desdobrado na partitura musical e o conceito do tempo da ciência occidental.