¿Como cuánto le gusto a América?
Este texto de investigação propõe, através da figura do animal, uma leitura comparada de distintas manifestações de um indigenismo moderno na arte contemporânea. Uma aproximação crítica da operação crítica e política da obra I like América and América likes me de Joseph Beuys nos permitirá estudar a...
- Autores:
- Tipo de recurso:
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- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
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- Acceso en línea:
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¿Como cuánto le gusto a América?Quanto América gosta de mim?How much America likes me?Jurado, Andrés; Profesor Departamento de Artes Visuales, Facultad de Artes, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombianulllo animal; arte contemporáneo; indigenismos; Joseph Beuys; chamanismo; Oleg Kulik; identidad; Jimmie Durham; arte y políticanullanimal; contemporary art; indigenisms; Joseph Beuys; shamanism; identity; Oleg Kulik; Jimmie Durham; political artnullanimal; arte contemporânea; indigenismos; Joseph Beuys; xamanismo; identidades; Oleg Kulik; Jimmie Durham; arte políticoEste texto de investigação propõe, através da figura do animal, uma leitura comparada de distintas manifestações de um indigenismo moderno na arte contemporânea. Uma aproximação crítica da operação crítica e política da obra I like América and América likes me de Joseph Beuys nos permitirá estudar a complexidade de outras produções artísticas que a referenciam, compreendendo a maneira em que o indigenismo é incorporado pelos artistas para justificar certa posição frente a um sistema de identidades que luta por restituir uma ideologia colonial no campo da arte.Este texto de investigación propone, a través de la figura del animal, una lectura comparada de distintas manifestaciones de un indigenismo modernoen el arte contemporáneo. Una aproximación crítica a la operación artística y política de la obra I Like America and America Likes Me de Joseph Beuys nos permitirá estudiar la complejidad de otras producciones artísticas que la referencian, comprendiendo la manera en que el indigenismo es incorporado por los artistas para justificar cierta posición ante un sistema de identidades que pugna por restituir una ideología colonial en el campo del arte.Through the figure of the animal, this research text points a comparative reading of different manifestations of a modern indigenism at play in contemporary art. A critical approach to the artistic and political operation found in the art work I Like America and America Likes Me by Joseph Beuys allows us to study the complexity of other artistic productions that reference this work which, in turn, allows us to understand the way in which indigenism isincorporated into the work of those artists who wish to justify a certain position when confronted with a system of identity that seeks to reestablish a colonial ideology in the art world.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotánullnullnull2018-02-24T15:05:44Z2020-04-16T13:54:31Z2018-02-24T15:05:44Z2020-04-16T13:54:31Z2013-04-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/59012215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24319spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5901/4769Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 127-144Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 127-144Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:06Z |
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