El Cementerio Central de Neiva (Huila): escenario de activación, reinterpretación y disputa de múltiples memorias

Mediante a análise etnográfica do Cemitério Central da cidade de Neiva (Huila), o texto propõe exemplificar como o cemitério é um cenário privilegiado na manifestação, organização e resignificação de múltiplas memórias, que construí e imagina coletivamente a sociedade de Neiva para representar-se em...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2009
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29678
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2152
http://hdl.handle.net/10554/29678
Palabra clave:
Neiva Cemetery; manifold memories; spatial organization; popular practice
Cementerio de Neiva; múltiples memorias; organización espacial; práctica popular
Cemitério de Neiva; múltiplas memórias; organização espacial; prática popular
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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spelling El Cementerio Central de Neiva (Huila): escenario de activación, reinterpretación y disputa de múltiples memoriasO Cemitério Central de Neiva (Huila): Cenário de ativação, reinterpretação e disputa de múltiplas memóriasCentral Cemetery in Neiva (Huila): The setting where manifold memories are activated, reinterpreted and disputedLamilla Guerrero, Eloísa; Fundación ErigaieNeiva Cemetery; manifold memories; spatial organization; popular practiceCementerio de Neiva; múltiples memorias; organización espacial; práctica popularCemitério de Neiva; múltiplas memórias; organização espacial; prática popularMediante a análise etnográfica do Cemitério Central da cidade de Neiva (Huila), o texto propõe exemplificar como o cemitério é um cenário privilegiado na manifestação, organização e resignificação de múltiplas memórias, que construí e imagina coletivamente a sociedade de Neiva para representar-se em uma disputa pelas identidades e a lembrança. Espelho do que são, do que foram, do que querem ser. Estas memórias podem ser rastreadas por meio da batalha de sinais, a persistência das hegemonias, o relato de nação, a marca bipartidária, a tenacidade e o horror do conflito armado, as demandas populares, o desejo do milagre, a reivindicação dos afetos, a resistência, a identidade regional, o efêmero, o transcendente e o esquecimento.Mediante el análisis etnográfico del Cementerio Central de la ciudad de Neiva (Huila), el texto propone ejemplificar cómo el cementerio es un escenario privilegiado en la manifestación, organización y resignificación de múltiples memorias, que construye e imagina colectivamente la sociedad neivana para representarse en una disputa por las identidades y el recuerdo. Espejo de lo que son, de lo que han sido, de lo que quieren ser. Dichas memorias pueden ser rastreadas por medio de la batalla de signos, la persistencia de las hegemonías, el relato de nación, la huella bipartidista, la tenacidad y el horror del conflicto armado, las demandas populares, el deseo del milagro, la reivindicación de los afectos, la resistencia, la identidad regional, lo efímero, lo trascendente y el olvido.Through an ethnographic analysis of Central Cemetery in the city of Neiva (Huila), this text proposes to exemplify how cemeteries are privileged settings for the embodiment, organization and resignification of the manifold memories Neivan society collectively build and imagine in order to represent themselves in a dispute for identities and remembrance. They mirror what they are, have been, and aim at being. Those memories may be traced through the battle of signs, the persistence of hegemonies, the nation’s narrative, the bipartisan imprint, tenacity and the horror of the armed conflict, popular claims, the desire for a miracle, the vindication of affection, resistance, regional identity, the ephemeral, the transcendent and oblivionEditorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:50:57Z2020-04-15T18:44:32Z2018-02-24T15:50:57Z2020-04-15T18:44:32Z2009-12-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/21522011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29678spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2152/1395Universitas Humanística; Vol. 72, Núm. 72 (2011)Universitas Humanística; Vol. 72, Núm. 72 (2011)Universitas Humanística; Vol. 72, Núm. 72 (2011)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:58:07Z
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