Video, videoarte, iconoclasmo

O propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24472
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622
http://hdl.handle.net/10554/24472
Palabra clave:
video; video-art; iconoclasm; image; representation
Estética
null
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_57e0dcf831aa8ecdc749a8ee58bd8150
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24472
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Video, videoarte, iconoclasmoVideo, Video-art; iconoclasmVideo, Video-art, iconoclasmRoncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabanavideo; video-art; iconoclasm; image; representationEstéticanullO propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado. Esse ponto trabalha-se sobre alguns postulados platônicos que levam-nos a pensar num possível caminho da superação do iconoclasmo através do surrealismo, o cinema e a fotografia. A partir de ali, traça-se uma ontologia da forma-vídeo que, no trecho final do texto, permite chegar a umaleitura estética do videoarte.El propósito de este artículo es realizar un acercamiento a la forma-video y al videoarte desde una perspectiva estética. Para ello, en un primer momento, se hace una reflexión a propósito del estatuto de la imagen en occidente buscado evidenciar su carácter oscuro y el temor que parece haber suscitado desde siempre. Este punto se trabaja sobre algunos postulados platónicos que nos llevan a pensar un posible camino de la superación del iconoclasmo a través del surrealismo, el cine y la fotografía. Desde allí se traza una  ontología de la forma-video que, en el tramo final del texto, nos permite desembocar en una lectura estética del videoarte.   Palabras clave: video, videoarte, iconoclasmo, imagen, representación.The purpose of this article is to approach videoform and video-art from an aesthetic perspective. To do so, firstly I present a reflection about the statusof the image in Western culture, trying to bring forth its obscure character and the fear it seems to have always generated. This point is based on platonic arguments that lead us to conceive a possible path towards overcoming iconoclasm through surrealism, film and photography. From that standpointI draw an ontology of the video-form that, in the last part of the text, enables us to reach an aesthetic reading of video-art.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotánullnullnull2018-02-24T15:06:12Z2020-04-16T13:53:45Z2018-02-24T15:06:12Z2020-04-16T13:53:45Z2013-06-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/26222215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24472spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622/4765Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:10Z
dc.title.none.fl_str_mv Video, videoarte, iconoclasmo
Video, Video-art; iconoclasm
Video, Video-art, iconoclasm
title Video, videoarte, iconoclasmo
spellingShingle Video, videoarte, iconoclasmo
Roncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana
video; video-art; iconoclasm; image; representation
Estética
null
title_short Video, videoarte, iconoclasmo
title_full Video, videoarte, iconoclasmo
title_fullStr Video, videoarte, iconoclasmo
title_full_unstemmed Video, videoarte, iconoclasmo
title_sort Video, videoarte, iconoclasmo
dc.creator.none.fl_str_mv Roncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana
author Roncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana
author_facet Roncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv video; video-art; iconoclasm; image; representation
Estética
null
topic video; video-art; iconoclasm; image; representation
Estética
null
description O propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado. Esse ponto trabalha-se sobre alguns postulados platônicos que levam-nos a pensar num possível caminho da superação do iconoclasmo através do surrealismo, o cinema e a fotografia. A partir de ali, traça-se uma ontologia da forma-vídeo que, no trecho final do texto, permite chegar a umaleitura estética do videoarte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
2018-02-24T15:06:12Z
2018-02-24T15:06:12Z
2020-04-16T13:53:45Z
2020-04-16T13:53:45Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622
2215-9959
1794-6670
http://hdl.handle.net/10554/24472
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622
http://hdl.handle.net/10554/24472
identifier_str_mv 2215-9959
1794-6670
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622/4765
Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125
Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712831729696768