La función estética de las publicaciones ilustradas en Bogotá a finales del siglo XIX
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os elementos que concorrem em finais do século xixem Bogotá para construir a noção de cânon estético. Para a análise de fontes documentais temos como referencia duas publicações ilustradas: o Papel Periódico ilustrado, dirigido por Alberto Urdaneta, e a Revis...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29198
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3643
http://hdl.handle.net/10554/29198
- Palabra clave:
- Formation of Taste; Critique; Public; Sociability; Civilisation
Formación del gusto; Crítica; Público; Sociabilidad; Civilización
Formação do gosto; Crítica; Público;Sociabilidade; Civilização
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre os elementos que concorrem em finais do século xixem Bogotá para construir a noção de cânon estético. Para a análise de fontes documentais temos como referencia duas publicações ilustradas: o Papel Periódico ilustrado, dirigido por Alberto Urdaneta, e a Revista ilustrada, dirigida por Pedro Carlos Manrique. Tais publicações autodefinem-se como espaços para a constituição do gosto e, dentro de um conjunto de circunstancias políticas, religiosas e culturais, visibilizam novos processos de formalização da cultura especializada a través de formas institucionais como a Escola Nacional de Belas Artes. A contribuição destas publicações ilustradas troca-se em referente do que será a crítica artística e o público, formulando noções de apreciação estética e de gosto que aqui entendemos como programáticas para um projeto de civilização. |
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