La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)

Com o propósito de examinar a representação social sobre a população de América, explorou-se o discurso expressado em cinco manuais escolares de geografia de América, publicados na Colômbia entre 1970 e 1990. Usaram-se ferramentas propostas por Van Dijk (2008) e Wodak (2003) para estudar o discurso...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2012
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29637
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3223
http://hdl.handle.net/10554/29637
Palabra clave:
textbooks; America; representation of the population
manuales escolares; América; representación de la población
manuais escolares; América; representação da população
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_4b804b92c2d73a519445f87fef3d5e84
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29637
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)População em manuais escolares de geografia de América, Colômbia (1970-1990)The Population in Textbooks of American Geography: Colombia, (1970-1990)Cerón, Patricia; Departamento de Ciencias Sociales. Universidad de Nariñotextbooks; America; representation of the populationmanuales escolares; América; representación de la poblaciónmanuais escolares; América; representação da populaçãoCom o propósito de examinar a representação social sobre a população de América, explorou-se o discurso expressado em cinco manuais escolares de geografia de América, publicados na Colômbia entre 1970 e 1990. Usaram-se ferramentas propostas por Van Dijk (2008) e Wodak (2003) para estudar o discurso ideológico da identidade dos grupos sociais, mediante o seguimento à representação positiva do “nós” e negativa dos “outros”. Achou-se que as pessoas de América representam-se mediante a ideia de raça, em um esquema classificatório que localiza a categoria branco na escala superior, em oposição ao índio e preto, e a ideologia do desenvolvimento, na que se fomenta uma polarização semântica entre América Latina e América Anglo-saxonaCon el propósito de examinar la representación social sobre la población de América,se exploró el discurso expresado en cinco manuales escolares de geografía de América,publicados en Colombia entre 1970 y 1990. Se usaron herramientas propuestaspor Van Dijk (2008) y Wodak (2003) para estudiar el discurso ideológico de identidad delos grupos sociales, mediante el seguimiento a la representación positiva del “nosotros”y negativa de los “otros”. Se encontró que la gente de América se representa mediante laidea de raza, en un esquema clasificatorio que ubica a la categoría blanco en la escalasuperior, en oposición a indio y negro, y la ideología del desarrollo, en la que se fomentauna polarización semántica entre América Latina y América Anglosajona.Palabras clave: manuales escolares, América, representación de la poblaciónIn order to examine the social representation of the American population, we explored the discourse expressed in five textbooks of American geography that were published in Colombia between 1970 and 1990. We used tools proposed by Van Dijk (2008) and Wodak (2003) to study the ideological identity discourse of social groups, by tracking the positive portrayal of "us" and the negative representation of the "others". We found that the people of America are represented through the idea of race, a classification scheme that places the white category on the upper level as opposed to Indian and black, and through the ideology of development, which fosters a semantic polarization between Latin America and Anglo AmericaEditorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:50:52Z2020-04-15T18:44:11Z2018-02-24T15:50:52Z2020-04-15T18:44:11Z2012-10-15http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/32232011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29637spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3223/2768Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:54:23Z
dc.title.none.fl_str_mv La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
População em manuais escolares de geografia de América, Colômbia (1970-1990)
The Population in Textbooks of American Geography: Colombia, (1970-1990)
title La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
spellingShingle La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
Cerón, Patricia; Departamento de Ciencias Sociales. Universidad de Nariño
textbooks; America; representation of the population
manuales escolares; América; representación de la población
manuais escolares; América; representação da população
title_short La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
title_full La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
title_fullStr La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
title_full_unstemmed La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
title_sort La población en manuales escolares de geografía de América, Colombia (1970-1990)
dc.creator.none.fl_str_mv Cerón, Patricia; Departamento de Ciencias Sociales. Universidad de Nariño
author Cerón, Patricia; Departamento de Ciencias Sociales. Universidad de Nariño
author_facet Cerón, Patricia; Departamento de Ciencias Sociales. Universidad de Nariño
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv textbooks; America; representation of the population
manuales escolares; América; representación de la población
manuais escolares; América; representação da população
topic textbooks; America; representation of the population
manuales escolares; América; representación de la población
manuais escolares; América; representação da população
description Com o propósito de examinar a representação social sobre a população de América, explorou-se o discurso expressado em cinco manuais escolares de geografia de América, publicados na Colômbia entre 1970 e 1990. Usaram-se ferramentas propostas por Van Dijk (2008) e Wodak (2003) para estudar o discurso ideológico da identidade dos grupos sociais, mediante o seguimento à representação positiva do “nós” e negativa dos “outros”. Achou-se que as pessoas de América representam-se mediante a ideia de raça, em um esquema classificatório que localiza a categoria branco na escala superior, em oposição ao índio e preto, e a ideologia do desenvolvimento, na que se fomenta uma polarização semântica entre América Latina e América Anglo-saxona
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15
2018-02-24T15:50:52Z
2018-02-24T15:50:52Z
2020-04-15T18:44:11Z
2020-04-15T18:44:11Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3223
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/29637
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3223
http://hdl.handle.net/10554/29637
identifier_str_mv 2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3223/2768
Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)
Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)
Universitas Humanística; Vol. 73, Núm. 73 (2012)
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712807733035008