El itinerario cultural del ferrocarril de Antioquia como escenario de creaciones y representaciones: una apuesta a su activación

A ideia do transporte ferroviário de Antioquia como sistema estruturante do território e em particular como categoria patrimonial de ‘itinerário cultural’, sugere uma leitura que vai mais para além de uma simples lista de bens móveis e imóveis de interesse cultural espalhados por uma geografia que n...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37514
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/21718
http://hdl.handle.net/10554/37514
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Derechos de autor 2018 Germán Jaramillo
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O itinerário cultural do railway de Antioquia como cenário de criações e representações: uma aposta na sua ativação
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description A ideia do transporte ferroviário de Antioquia como sistema estruturante do território e em particular como categoria patrimonial de ‘itinerário cultural’, sugere uma leitura que vai mais para além de uma simples lista de bens móveis e imóveis de interesse cultural espalhados por uma geografia que nas últimas décadas tem estado submetidos ao seu abandono e obsolescência, com mudanças significativas nas dinâmicas de assentamento, troca multidimensional e permanência de suas comunidades vizinhas. Um novo cenário de criações e representações construídas desde a memória e os imaginários sociais permitiu revelar chaves de identidade, que, na categoria de itinerário cultural, constituem, como levanta Icomos (2008), valores de conjunto compartilhados, e por tanto, potencial emergente de gestão para sua valoração como recurso patrimonial, desde a perspectiva do desenvolvimento a escala humana. Este trabalho permite desvelar aquelas versões de identidade que se construíram desde o âmbito local e cotidiano das comunidades ferroviárias e transcendem o discurso oficial, ampliando o espectro de valoração ao cenário intangível das apropriações e significações, na construção de novos relatos, e por isso, de novos caminhos para a ativação e gestão participativa do itinerário ferroviário.
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spelling El itinerario cultural del ferrocarril de Antioquia como escenario de creaciones y representaciones: una apuesta a su activaciónO itinerário cultural do railway de Antioquia como cenário de criações e representações: uma aposta na sua ativaçãoThe Cultural Itinerary of the Antioquia Railway as the Scenario for Creations and Representations: A Bet on its ActivationJaramillo, GermánA ideia do transporte ferroviário de Antioquia como sistema estruturante do território e em particular como categoria patrimonial de ‘itinerário cultural’, sugere uma leitura que vai mais para além de uma simples lista de bens móveis e imóveis de interesse cultural espalhados por uma geografia que nas últimas décadas tem estado submetidos ao seu abandono e obsolescência, com mudanças significativas nas dinâmicas de assentamento, troca multidimensional e permanência de suas comunidades vizinhas. Um novo cenário de criações e representações construídas desde a memória e os imaginários sociais permitiu revelar chaves de identidade, que, na categoria de itinerário cultural, constituem, como levanta Icomos (2008), valores de conjunto compartilhados, e por tanto, potencial emergente de gestão para sua valoração como recurso patrimonial, desde a perspectiva do desenvolvimento a escala humana. Este trabalho permite desvelar aquelas versões de identidade que se construíram desde o âmbito local e cotidiano das comunidades ferroviárias e transcendem o discurso oficial, ampliando o espectro de valoração ao cenário intangível das apropriações e significações, na construção de novos relatos, e por isso, de novos caminhos para a ativação e gestão participativa do itinerário ferroviário.La idea del ferrocarril de Antioquia como sistema estructurante del territorio y en particular como categoría patrimonial de itinerario cultural, nos plantea una lectura que va más allá de un simple listado de bienes muebles e inmuebles de interés cultural dispersos en una geografía y que en las últimas décadas han estado sometidos a su abandono y obsolescencia, con cambios significativos en las dinámicas de asentamiento, intercambio multidimensional y permanencia de sus comunidades aledañas. Un nuevo escenario de creaciones y representaciones que se construye desde la memoria y los imaginarios sociales ha permitido revelar claves de identidad que, en la categoría de itinerario cultural, se constituyen, como lo plantea el Icomos (2008), en valores de conjunto compartidos, y por tanto, en potencial emergente de gestión para su puesta en valor como recurso patrimonial desde la perspectiva del desarrollo a escala humana. Este trabajo permite develar aquellas versiones de identidad que se han construido en los ámbitos local y cotidiano de las comunidades ferroviarias y que trascienden el discurso oficial, con lo que el espectro de valoración se amplía al escenario intangible de las apropiaciones y significaciones, en la construcción de nuevos relatos, y por ende, de nuevos caminos hacia la activación y gestión participativa del itinerario ferroviario.The idea of the railroad of Antioquia as the structuring system of the territory, and particularly, as a patrimonial category of ‘cultural itinerary,’ raises a reading that goes beyond a simple list of movable and immovable property of cultural interest scattered in a geography –that in the last decades have been subject to abandonment and obsolescence– with significant changes in the dynamics of settlement, multidimensional exchange, and permanence of the surrounding communities. A new scenario of creations and representations, built from memory and social imaginaries, has allowed revealing identity keys that in the category of cultural itinerary are constituted as established by Icomos (2008), in shared common values. This, therefore, leads to emerging management potential to set its value as a heritage resource from the perspective of human scale development. This work allows revealing those identity versions that have been constructed from the local and daily environment of the railway communities and that transcend the official discourse, extending the spectrum of valuation over to the intangible scenario of appropriations and meanings, in the construction of new stories, and therefore, of new roads towards the activation and participative management of the railway itinerary.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbano2018-09-27T19:48:24Z2020-04-14T20:22:07Z2018-09-27T19:48:24Z2020-04-14T20:22:07Z2017-12-10http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/2171810.11144/Javeriana.apc30-1.icfa2011-90031657-9763http://hdl.handle.net/10554/37514spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/21718/16928Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 30 Núm. 1 (2017)Derechos de autor 2018 Germán JaramilloAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:48Z