Transmisión de conocimiento sobre patrimonio cultural en dos festivales musicales
O artigo se questiona pelos processos de transmissão de conhecimento sobre patrimônio cultural dados em dois festivais de música nos Estados Unidos e na Colômbia (Jazz Fest e Petronio Álvarez). Com baseamento teórico na antropologia do conhecimento, sugere-se que ambos os festivais geram instancias...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37510
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/21716
http://hdl.handle.net/10554/37510
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Derechos de autor 2018 Manuel Sevilla
Summary: | O artigo se questiona pelos processos de transmissão de conhecimento sobre patrimônio cultural dados em dois festivais de música nos Estados Unidos e na Colômbia (Jazz Fest e Petronio Álvarez). Com baseamento teórico na antropologia do conhecimento, sugere-se que ambos os festivais geram instancias para a transmissão do conhecimento através da mistura de dois processos cognitivos: aqueles centrados nas disposições corporais e a presencia física (com o corpo como o eixo), e aqueles centrados no ensino direito e proposicional (com a palavra falada como o eixo). Conclui-se que, dadas as particularidades do patrimônio cultural exaltado nestes festivais, as instancias de transmissão de conhecimento que privilegiam a experiência corporal são tanto ou mais importantes do que as logocéntricas, e que existem dimensões deste tipo de patrimônio que apenas podem ser apreendidas em toda sua complexidade desde a corporeidade. O texto convida para pesquisar os micromecanismos do processo de conhecimento que se dão em torno do patrimônio cultural intangível e tangível, e a explorar as contribuições da antropologia para as discussões sobre patrimônio. O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2015 e 2016 em ambos os festivais. |
---|