Un modelo de análisis de prácticas culturales. El caso del cortometraje colombiano Los retratos, de Iván Gaona
A partir do desenvolvimento de pesquisa sobre as representações da arte, objetiva-se especificar os desafios analíticos levantados por práticas significantes, sincréticas e multimodais tais como o cinema. Para resolver o problema de análise imanente deste tipo de mediações e objetos semióticos, reco...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28955
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17206
http://hdl.handle.net/10554/28955
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Derechos de autor 2016 José Horacio Rosales Cueva
Summary: | A partir do desenvolvimento de pesquisa sobre as representações da arte, objetiva-se especificar os desafios analíticos levantados por práticas significantes, sincréticas e multimodais tais como o cinema. Para resolver o problema de análise imanente deste tipo de mediações e objetos semióticos, recorre-se ao modelo proposto por Jacques Fontanille para abordar os níveis de pertinência das práticas culturais. O modelo é exposto através da análise do curta colombiano Os retratos. Este trabalho demostra a pertinência do procedimento analítico para tratar as diferentes camadas que afetam o objeto cultural, entendido como prática significante e caracterizado pela complexidade constitutiva. |
---|