La comunicación como espectáculo y dispositivo epistemológico
Partindo de um projeto mais amplo e em desenvolvimento onde são analisados alguns conceitos que identificam a possível representação que a comunicação faz de si mesma, analisa-se a constante adoção do conceito criado por Guy Debord em trabalhos de natureza acadêmica, observa-se que, embora não se pr...
- Autores:
- Tipo de recurso:
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- Fecha de publicación:
- 2011
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- por
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2455
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La comunicación como espectáculo y dispositivo epistemológicoA comunicação como espetáculo e dispositivo epistemológicoCommunication as a show and epistemological deviceD'Alessio Ferrara, LucréciaPartindo de um projeto mais amplo e em desenvolvimento onde são analisados alguns conceitos que identificam a possível representação que a comunicação faz de si mesma, analisa-se a constante adoção do conceito criado por Guy Debord em trabalhos de natureza acadêmica, observa-se que, embora não se proponha como uma base teórica da comunicação, a sociedade do espetáculo tem sido apontada como uma matriz conceitual e, talvez, a causa primordial e indispensável para que se produza a visualidade comunicativa. Esse trabalho partirá da análise daquele conceito para discriminar as redes de inferências que dele emanam, suas transformações históricas, teóricas, culturais e políticas.A partir de un proyecto de investigación más amplio y en curso en el que se analizan algunos conceptos que identifican la posible representación que la comunicación hace de sí misma, el presente trabajo estudia la constante adopción del concepto creado por Guy Debord en trabajos de naturaleza académica. Aunque no se proponga como base teórica de la comunicación, se observa que la sociedad del espectáculo ha sido señalada como la matriz conceptual y, tal vez, la causa primordial e indispensable de la visibilidad comunicativa. El trabajo parte del análisis de dicho concepto para identificar las múltiples inferencias que de él surgen y sus transformaciones históricas, teóricas, culturales y políticas.Starting from a larger and ongoing research project in which some concepts that identify the possible representation that communication makes of itself are analyzed, this work studies the constant adoption of the concept created by Guy Debord in works of an academic nature . Although it is not proposed as a theoretical basis for communication, it is observed that the society of the spectacle has been identified as the conceptual matrix and, perhaps, the essential and indispensable cause of communicative visibility. The work starts from the analysis of this concept to identify the multiple inferences that arise from it and its historical, theoretical, cultural and political transformations.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2020-04-15T19:19:16Z2020-04-15T19:19:16Z2011-04-15http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24552027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28400porhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2455/1729Signo y Pensamiento; Vol 30 No 58 (2011): Comunicación y desarrollo. Tensiones entre hegemonías y emergencias; 40-51Signo y Pensamiento; Vol. 30 Núm. 58 (2011): Comunicación y desarrollo. Tensiones entre hegemonías y emergencias; 40-51Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:11:40Z |
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