Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23537
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670
http://hdl.handle.net/10554/23537
- Palabra clave:
- Innovation, market orientation, learning orientation.
Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.
Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2015 Cuadernos de Administración
id |
JAVERIANA_28475c1769a837d5f0bdccc09db58963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23537 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje Impacto da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação. O papel moderador da orientação na aprendizagem The impact of proactive and reactive market orientation on innovation success: The moderating role of learning orientation |
title |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
spellingShingle |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali Innovation, market orientation, learning orientation. Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional. Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional. |
title_short |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
title_full |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
title_fullStr |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
title_full_unstemmed |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
title_sort |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle |
author |
Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali |
author_facet |
Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle |
author_role |
author |
author2 |
Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Innovation, market orientation, learning orientation. Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional. Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional. |
topic |
Innovation, market orientation, learning orientation. Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional. Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional. |
description |
Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no mercado tem um efeito linear positivo sobre o sucesso da inovação, enquanto a proativa tem um efeito de U invertido, moderado pela orientação na aprendizagem de mercado. Este texto demonstra que o efeito de cada tipo de orientação depende do tipo de aprendizagem. Conclui-se que as empresas melhorarão seus resultados de inovação ao combinarem adequadamente sua orientação no mercado com o tipo de aprendizagem utilizada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 2018-02-24T14:48:10Z 2018-02-24T14:48:10Z 2020-04-15T18:02:36Z 2020-04-15T18:02:36Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670 10.11144/Javeriana.cao27-49.iopr 1900-7205 0120-3592 http://hdl.handle.net/10554/23537 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670 http://hdl.handle.net/10554/23537 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.cao27-49.iopr 1900-7205 0120-3592 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670/10693 http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2961 http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2962 Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133 Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133 Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cuadernos de Administración Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cuadernos de Administración Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712852868988928 |
spelling |
Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizajeImpacto da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação. O papel moderador da orientação na aprendizagemThe impact of proactive and reactive market orientation on innovation success: The moderating role of learning orientationOsorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana CaliHernández Espallardo, Miguel; Universidad de MurciaRodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del ValleInnovation, market orientation, learning orientation.Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no mercado tem um efeito linear positivo sobre o sucesso da inovação, enquanto a proativa tem um efeito de U invertido, moderado pela orientação na aprendizagem de mercado. Este texto demonstra que o efeito de cada tipo de orientação depende do tipo de aprendizagem. Conclui-se que as empresas melhorarão seus resultados de inovação ao combinarem adequadamente sua orientação no mercado com o tipo de aprendizagem utilizada.Desde la perspectiva teórica propuesta por Narver et al. (2004), este artículo analiza el efecto de la orientación al mercado reactiva y proactiva sobre el éxito de la innovación y la moderación de la orientación al aprendizaje con fuentes internas y de mercado. Utilizando regresión lineal, se encuentra que la orientación al mercado reactiva tiene un efecto lineal positivo sobre el éxito de la innovación, mientras la proactiva tiene un efecto de U invertida, moderado por la orientación al aprendizaje de mercado. El texto demuestra que el efecto de cada tipo de orientación depende del tipo aprendizaje. Y se concluye que las empresas mejorarán su éxito de la innovación combinando adecuadamente su orientación al mercado con el tipo de aprendizaje utilizado.From the theoretical perspective of market orientation proposed by Narver et al. (2004), this paper analyzes its relationship with innovation success and the moderating role of market and internally focused learning orientation. By ordinary least squares estimation of linear regression function it was found that reactive market orientation has a positive linear effect on innovation success. Meanwhile, proactive market orientation has an inverted U shaped effect that is moderated by market focused learning orientation. The paper demonstrates that each orientation type effects depend on the learning process type. It therefore follows that the enterprise’s innovation success would have better results when combining an adequate market orientation and the learning process type applied.Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T14:48:10Z2020-04-15T18:02:36Z2018-02-24T14:48:10Z2020-04-15T18:02:36Z2014-12-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/867010.11144/Javeriana.cao27-49.iopr1900-72050120-3592http://hdl.handle.net/10554/23537spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670/10693http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2961http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2962Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Copyright (c) 2015 Cuadernos de AdministraciónAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:48:40Z |