Experiencias Xikrin e Baniwa con conocimientos tradicionales en los colegios

Esta comunicação pretende discutir pesquisas em andamento com os Xikrin do Bacajá e os Baniwa. O objetivo é elaborar algumas reflexões a respeito das escolas indígenas tendo dois contextos etnográficos distintos. Os Xikrin e os Baniwa são exemplos de como a consolidação das escolas indígenas no Bras...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
por
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Palabra clave:
Rights
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description Esta comunicação pretende discutir pesquisas em andamento com os Xikrin do Bacajá e os Baniwa. O objetivo é elaborar algumas reflexões a respeito das escolas indígenas tendo dois contextos etnográficos distintos. Os Xikrin e os Baniwa são exemplos de como a consolidação das escolas indígenas no Brasil vem ocorrendo de formas e em tempos diferentes, fatores que ajudam a delinear especificidades escolares a cada uma dessas localidades. Os elementos que ilustram essas particularidades são diversos e o recorte que apresentamos nesta comunicação refere-se à maneira como os conhecimentos reconhecidos como tradicionais pelos professores, sejam eles indígenas ou não, entram nas salas de aulas como atividades escolares. Como essas atividades são construídas e quais os significados que adquirem ao serem levados para as escolas? A partir dessas experiências etnográficas esperamos refletir sobre o(s) modo(s) como as práticas indígenas, ao serem levadas para a sala de aula, são (re)significadas e contribuem para evidenciar relações e negociações que a escola propicia entre conhecimentos tradicionais e práticas pedagógicas.
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spelling Experiencias Xikrin e Baniwa con conocimientos tradicionales en los colegiosAs experiências Xikrin e Baniwa com os conhecimentos tradicionais nas escolasXikrin and Baniwa Experiences with Traditional Knowledge in SchoolsRodrigues Marqui, AmandaBoldrin Beltrame, CamilaEsta comunicação pretende discutir pesquisas em andamento com os Xikrin do Bacajá e os Baniwa. O objetivo é elaborar algumas reflexões a respeito das escolas indígenas tendo dois contextos etnográficos distintos. Os Xikrin e os Baniwa são exemplos de como a consolidação das escolas indígenas no Brasil vem ocorrendo de formas e em tempos diferentes, fatores que ajudam a delinear especificidades escolares a cada uma dessas localidades. Os elementos que ilustram essas particularidades são diversos e o recorte que apresentamos nesta comunicação refere-se à maneira como os conhecimentos reconhecidos como tradicionais pelos professores, sejam eles indígenas ou não, entram nas salas de aulas como atividades escolares. Como essas atividades são construídas e quais os significados que adquirem ao serem levados para as escolas? A partir dessas experiências etnográficas esperamos refletir sobre o(s) modo(s) como as práticas indígenas, ao serem levadas para a sala de aula, são (re)significadas e contribuem para evidenciar relações e negociações que a escola propicia entre conhecimentos tradicionais e práticas pedagógicas.Este texto pretende discutir investigaciones en desarrollo sobre el pueblo Xikrin de Bacajá y el pueblo Baniwa. El objetivo es elaborar algunas reflexiones respecto de los colegios indígenas, teniendo dos contextos etnográficos distintos. Los Xikrin y los Baniwa son ejemplos de cómo se viene desarrollando la consolidación de los colegios indígenas en Brasil, en formas y en tiempos diferentes, factores que ayudan a delinear especificidades escolares para cada uno de esos lugares. Los elementos que ilustran estas particularidades son diversos y el corte que presentamos en este artículo se refiere a la manera como los conocimientos reconocidos como tradicionales por los profesores, sean indígenas o no, entran en las aulas como actividades escolares. ¿Cómo son construidas estas actividades y cuáles son los significados que adquieren al ser llevados a las escuelas? A partir de estas experiencias etnográficas esperamos reflexionar sobre el(los) modo(s) como las prácticas indígenas, al ser llevadas al aula, son (re)significadas y contribuyen a evidenciar relaciones y negociaciones que la escuela propicia entre conocimientos tradicionales y prácticas pedagógicas.This paper aims to discuss ongoing research on the Xikrin people of Bacajá and the Baniwa people. Its purpose is to reflect on indigenous schools in two different ethnographic contexts. The Xikrin and the Baniwa are examples that show how the development of indigenous schools in Brazil has happened in different ways and at different times, and how these factors help trace educational specificities for each one of these places. The elements that illustrate these specificities are diverse; this paper presents how knowledges that are recognized as ‘traditional’ by indigenous and non-indigenous teachers have become educational activities in the classroom. How are these activities designed and what meaning do they acquire when they are brought to schools? These ethnographic experiences lead to a reflection on the way(s) in which indigenous practices are resignified when taken to the classroom, and how they help reveal relations and negotiations between traditional knowledge and pedagogical practices in schools.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-15T18:46:01Z2020-04-15T18:46:01Z2017-12-14http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/1874910.11144/Javeriana.uh84.exbc2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29849porhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18749/15920Universitas Humanística; Vol 84 No 84 (2017): Ecologías políticas emergentesUniversitas Humanística; Vol. 84 Núm. 84 (2017): Ecologías políticas emergentesUniversitas Humanística; v. 84 n. 84 (2017): Ecologías políticas emergentesDerechos de autor 2017 Amanda Rodrigues Marqui, Camila Boldrin BeltrameAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:57:03Z