El lado más oscuro del Renacimiento

«O lado mais obscuro do Renascimento» alude à colonialidade e não à caça de bruxas e alquimistas na Europa. Diria hoje, também, que a expressão nos remete ao momento histórico da fundação da colonialidade. Ao mesmo tempo, sua própria enunciação é questionada e a distinção entre objeto conhecido e su...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2009
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29601
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2135
http://hdl.handle.net/10554/29601
Palabra clave:
modernity/coloniality; Eurocentrism; language policy; colonization
modernidad/colonialidad; eurocentrismo; política del lenguaje; colonización
modernidade⁄colonialidade; eurocentrismo; política da linguagem; colonização
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_1b768513eb64de5f9d3f7427c14a6ef3
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29601
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv El lado más oscuro del Renacimiento
O lado mais obscuro do Renascimento
The Darker Side of the Renaissance
title El lado más oscuro del Renacimiento
spellingShingle El lado más oscuro del Renacimiento
Mignolo, Walter; Universidad de Duke
modernity/coloniality; Eurocentrism; language policy; colonization
modernidad/colonialidad; eurocentrismo; política del lenguaje; colonización
modernidade⁄colonialidade; eurocentrismo; política da linguagem; colonização
title_short El lado más oscuro del Renacimiento
title_full El lado más oscuro del Renacimiento
title_fullStr El lado más oscuro del Renacimiento
title_full_unstemmed El lado más oscuro del Renacimiento
title_sort El lado más oscuro del Renacimiento
dc.creator.none.fl_str_mv Mignolo, Walter; Universidad de Duke
author Mignolo, Walter; Universidad de Duke
author_facet Mignolo, Walter; Universidad de Duke
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv modernity/coloniality; Eurocentrism; language policy; colonization
modernidad/colonialidad; eurocentrismo; política del lenguaje; colonización
modernidade⁄colonialidade; eurocentrismo; política da linguagem; colonização
topic modernity/coloniality; Eurocentrism; language policy; colonization
modernidad/colonialidad; eurocentrismo; política del lenguaje; colonización
modernidade⁄colonialidade; eurocentrismo; política da linguagem; colonização
description «O lado mais obscuro do Renascimento» alude à colonialidade e não à caça de bruxas e alquimistas na Europa. Diria hoje, também, que a expressão nos remete ao momento histórico da fundação da colonialidade. Ao mesmo tempo, sua própria enunciação é questionada e a distinção entre objeto conhecido e sujeito cognoscente, pressuposição na qual se assentam as disciplinas do projeto eurocentrado da «modernidade» e da «modernização». O prefácio marca a enunciação na qual se anuncia o enunciado. Ou seja, rejeita-se a «epistemologia do ponto zero» que foi denunciada por Santiago Castro-Gómez. Isto é, o leitor deve estar sempre atento à enunciação que enuncia, à mão que desenha a mão. Para aqueles que moramos em Abya-Yala⁄América, a fundação histórica da modernidade⁄colonialidade nos envolve, somos parte vivente do processo que somente a alienação «científica» pode fazer crer que observamos algo (e. g., a colonização) que hoje nos toca no que nós somos
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
2018-02-24T15:50:46Z
2018-02-24T15:50:46Z
2020-04-15T18:43:54Z
2020-04-15T18:43:54Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2135
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/29601
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2135
http://hdl.handle.net/10554/29601
identifier_str_mv 2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2135/1378
Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)
Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)
Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712866948218880
spelling El lado más oscuro del RenacimientoO lado mais obscuro do RenascimentoThe Darker Side of the RenaissanceMignolo, Walter; Universidad de Dukemodernity/coloniality; Eurocentrism; language policy; colonizationmodernidad/colonialidad; eurocentrismo; política del lenguaje; colonizaciónmodernidade⁄colonialidade; eurocentrismo; política da linguagem; colonização«O lado mais obscuro do Renascimento» alude à colonialidade e não à caça de bruxas e alquimistas na Europa. Diria hoje, também, que a expressão nos remete ao momento histórico da fundação da colonialidade. Ao mesmo tempo, sua própria enunciação é questionada e a distinção entre objeto conhecido e sujeito cognoscente, pressuposição na qual se assentam as disciplinas do projeto eurocentrado da «modernidade» e da «modernização». O prefácio marca a enunciação na qual se anuncia o enunciado. Ou seja, rejeita-se a «epistemologia do ponto zero» que foi denunciada por Santiago Castro-Gómez. Isto é, o leitor deve estar sempre atento à enunciação que enuncia, à mão que desenha a mão. Para aqueles que moramos em Abya-Yala⁄América, a fundação histórica da modernidade⁄colonialidade nos envolve, somos parte vivente do processo que somente a alienação «científica» pode fazer crer que observamos algo (e. g., a colonização) que hoje nos toca no que nós somosEl concepto del lado más oscuro del Renacimiento alude a la historia de la colonialidad como parte constitutiva de la modernidad, y no a una historia de la caza de brujas y alquimistas en Europa. La expresión nos remite al momento de fundación de la colonialidad. En la introducción se cuestiona la enunciación y la distinción entre objeto conocido y sujeto cognoscente, una presuposición en la que se asientan las disciplinas del proyecto eurocentrado de «modernidad» y «modernización». El texto marca la enunciación en la que se enuncia el enunciado, rechazando la «epistemología del punto cero» que denunció Santiago Castro-Gómez como base del conocimiento occidental. En otras palabras, el lector debe estar siempre atento a la enunciación que enuncia, a la mano que dibuja la mano. Para quienes moramos en Abya-Yala/América, la fundación histórica de la modernidad/ colonialidad nos envuelve porque somos parte viviente del proceso y solo la alienación «científica» puede hacernos creer que solamente somos observadores de algo (en este caso, la colonización) cuando, de hecho, nos toca hoy en lo que somos.The Darker Side of the Renaissance focuses on coloniality rather than on Europe’s witch and alchemist hunt. Today I would dare to say also that this expression refers us to the historical foundation of coloniality. At the same time, coloniality statement is called into question, as well as the distinction between the known object and the knowing subject, an assumption on which the Eurocentric project of “modernity” and “modernization” disciplines lie. The preface marks the enunciation with which the statement is stated. That is, it rejects the "point zero epistemology" denounced by Santiago Castro-Gómez. This means the reader should be always pay attention to the ennunciation s/he states him/herself, to the hand drawing the hand. Those of us dwelling at Abya-Yala/America are surrounded by the historical foundation of modernity/coloniality, we are a living part of that process, which only “scientific” alignment can make us believe we are looking at something (e.g., colonization) touching what we are todayEditorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:50:46Z2020-04-15T18:43:54Z2018-02-24T15:50:46Z2020-04-15T18:43:54Z2009-06-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/21352011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29601spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2135/1378Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)Universitas Humanística; Vol. 67, Núm. 67 (2009)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:57:46Z