Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia

Objetivo: revisar as tendências conceituais, teóricas e empíricas sobre o fortalecimento de parcerias ensino-serviço para o avanço da enfermagem na Colômbia. Método: revi sao sis­temática de literatura. Resultados: rasteio bibliográfico entre 2013 e 2015, sob os descritores enfermagem, prática avanç...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/25004
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/19885
http://hdl.handle.net/10554/25004
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_121fd9a14720a6680b807d3b76bd2af2
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/25004
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
Fortalecimento de parcerias ensino-serviço para o avanço da enfermagem na Colômbia
Strengthening of Teaching-service Partnerships for the Progress of Nursing in Colombia
title Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
spellingShingle Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
Carvajal-Hermida, Elsa Yolanda
title_short Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
title_full Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
title_fullStr Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
title_full_unstemmed Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
title_sort Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia
dc.creator.none.fl_str_mv Carvajal-Hermida, Elsa Yolanda
Pérez-Giraldo, Beatriz
Sánchez-Herrera, Beatriz
author Carvajal-Hermida, Elsa Yolanda
author_facet Carvajal-Hermida, Elsa Yolanda
Pérez-Giraldo, Beatriz
Sánchez-Herrera, Beatriz
author_role author
author2 Pérez-Giraldo, Beatriz
Sánchez-Herrera, Beatriz
author2_role author
author
description Objetivo: revisar as tendências conceituais, teóricas e empíricas sobre o fortalecimento de parcerias ensino-serviço para o avanço da enfermagem na Colômbia. Método: revi sao sis­temática de literatura. Resultados: rasteio bibliográfico entre 2013 e 2015, sob os descritores enfermagem, prática avançada e ensino ou docência, deu como resultado vinte e três artigos analisados na sua totalidade. Conclusões: tem predomínio de abordagens conceituais e teóricas para análise da prática de enfermagem. A fim de reforçar a política de parcerias ensino-serviço recomenda-se trabalhar por competências, melhorar o relacionamento com o paciente e olhar de maneira abrangente o sistema. A maior formação de enfermagem na clínica, a qualifica e exige novos desafios de autonomia. A parceria ensino-serviço é precisa para a qualificação da prática de enfermagem na Colômbia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
2020-04-16T15:52:24Z
2020-04-16T15:52:24Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/19885
10.11144/Javeriana.rgps16-32.fads
2500-6177
1657-7027
http://hdl.handle.net/10554/25004
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/19885
http://hdl.handle.net/10554/25004
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.rgps16-32.fads
2500-6177
1657-7027
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/19885/15399
Gerencia y Políticas de Salud; Vol 16 No 32 (2017); 96-107
Gerencia y Políticas de Salud; Vol. 16 Núm. 32 (2017); 96-107
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712868024057856
spelling Fortalecimiento de las alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en ColombiaFortalecimento de parcerias ensino-serviço para o avanço da enfermagem na ColômbiaStrengthening of Teaching-service Partnerships for the Progress of Nursing in ColombiaCarvajal-Hermida, Elsa YolandaPérez-Giraldo, BeatrizSánchez-Herrera, BeatrizObjetivo: revisar as tendências conceituais, teóricas e empíricas sobre o fortalecimento de parcerias ensino-serviço para o avanço da enfermagem na Colômbia. Método: revi sao sis­temática de literatura. Resultados: rasteio bibliográfico entre 2013 e 2015, sob os descritores enfermagem, prática avançada e ensino ou docência, deu como resultado vinte e três artigos analisados na sua totalidade. Conclusões: tem predomínio de abordagens conceituais e teóricas para análise da prática de enfermagem. A fim de reforçar a política de parcerias ensino-serviço recomenda-se trabalhar por competências, melhorar o relacionamento com o paciente e olhar de maneira abrangente o sistema. A maior formação de enfermagem na clínica, a qualifica e exige novos desafios de autonomia. A parceria ensino-serviço é precisa para a qualificação da prática de enfermagem na Colômbia.Objetivo: revisar las tendencias conceptuales, teóricas y empíricas sobre el fortalecimiento de alianzas docencia-servicio para el avance de la enfermería en Colombia. Método: revisión sis­temática de literatura. Resultados: el rastreo bibliográfico entre los años 2013 y 2015, bajo los descriptores enfermería, práctica avanzada y educación o docencia, dio como resultado veintitrés artículos analizados en su totalidad. Conclusiones: hay predominio de abordajes conceptuales y teóricos para el análisis de la práctica de enfermería. A efectos de fortalecer la política de alianza docencia-servicio se recomienda trabajar por competencias, mejorar la relación con el paciente y mirar integralmente el sistema. La mayor formación de enfermería en la clínica, la cualifica y le exige nuevos retos de autonomía. La alianza docencia-servicio es necesaria para la cualificación de la práctica de enfermería en Colombia.Objective: To review the conceptual, theoretical and empirical trends on the strengthening Tea­ching-Service Partnerships for the progress of nursing in Colombia. Method: Systematic review of literature. Results: The bibliographic tracking was performed between 2013 and 2015, under the descriptors Nursing, Advanced Practice and Education or Teaching. The search resulted in 23 articles, which were fully analyzed. Conclusions: There is a predominance of conceptual and theoretical analysis of nursing practice approaches. In order to strengthen the Policy of Teaching-Service Partnerships it is recommended to work by competencies, to improve the re­lationship with the patient, and to approach the Health system fully. To have the highest nursing education in the clinic, means to qualify nursing and to approach new challenges and demands of autonomy. Strengthening Teaching-Service Partnerships is necessary for the qualification of nursing practice in Colombia.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-16T15:52:24Z2020-04-16T15:52:24Z2017-08-30http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/1988510.11144/Javeriana.rgps16-32.fads2500-61771657-7027http://hdl.handle.net/10554/25004spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/gerepolsal/article/view/19885/15399Gerencia y Políticas de Salud; Vol 16 No 32 (2017); 96-107Gerencia y Políticas de Salud; Vol. 16 Núm. 32 (2017); 96-107Derechos de autor 2017 Elsa Yolanda Carvajal-Hermida, Beatriz Pérez-Giraldo, Beatriz Sánchez-HerreraAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:45:38Z