Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura

O presente artigo propõe abordar a ligação entre o alargamento da escolaridade na Argentina e o desenvolvimento da leitura e a escrita. Com esse objetivo, examina-se o fenômeno da universalização de tais capacidades na sociedade capitalista, para analisar após as transformações recentes nos processo...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/30503
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18096
http://hdl.handle.net/10554/30503
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Derechos de autor 2016 Luisa Iñigo, Victoria Río
id JAVERIANA_0d65e41861576b55f391b8aa47d2434f
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/30503
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escrituraExtensão da escolaridade e obrigatoriedade do ensino médio na Argentina: papel da universalização da leitura e escritaSchooling Extension and Compulsory Secondary Education in Argentina: the role of the Universalization of Reading and Writing AbilitiesIñigo, LuisaRío, VictoriaO presente artigo propõe abordar a ligação entre o alargamento da escolaridade na Argentina e o desenvolvimento da leitura e a escrita. Com esse objetivo, examina-se o fenômeno da universalização de tais capacidades na sociedade capitalista, para analisar após as transformações recentes nos processos de trabalho que subjazem a tal extensão. Por fim, o caso argentino em particular é estudado, em relação ao papel da escolarização de nível secundário no desenvolvimento de capacidades de leitura e escrita. Para isso, são analisados os conteúdos básicos curriculares da área de Língua no ensino médio, bem como alguns resultados dos Operativos Nacionais de Avaliação.El presente artículo se propone abordar el vínculo entre la extensión de la escolaridad en Argentina y el desarrollo de la lectura y la escritura. Con ese fin, se parte de examinar el fenómeno de la universalización de esas capacidades en la sociedad capitalista, para luego analizar las transformaciones recientes en los procesos de trabajo que subyacen a esa extensión. Finalmente, se estudia el caso argentino en particular, en cuanto al papel de la escolarización de nivel secundario en el desarrollo de capacidades lectoras y escritoras. Para ello, se analizan los contenidos básicos curriculares del área de Lengua para el nivel secundario, así como algunos resultados de los Operativos Nacionales de Evaluación.This article approaches the relation between extending compulsory schooling and the development of reading and writing abilities in Argentina. First, it examines the universalization of these abilities in the capitalist society, and then it analyzes recent transformations in labor processes that underlie the extension of the average schooling years. Finally, it focuses on the Argentinean case, specifically on the role of secondary schooling in the development of reading and writing abilities. To this end, both secondary school basic curricular contents in Language and the results of the “Operativo Nacional de Evaluación” (national assessment census) regarding this subject are analyzed.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-15T18:40:51Z2020-04-15T18:40:51Z2016-12-20http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/1809610.11144/Javeriana.uh83.eeoe2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/30503spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18096/14368Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosDerechos de autor 2016 Luisa Iñigo, Victoria RíoAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:54:42Z
dc.title.none.fl_str_mv Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
Extensão da escolaridade e obrigatoriedade do ensino médio na Argentina: papel da universalização da leitura e escrita
Schooling Extension and Compulsory Secondary Education in Argentina: the role of the Universalization of Reading and Writing Abilities
title Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
spellingShingle Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
Iñigo, Luisa
title_short Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
title_full Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
title_fullStr Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
title_full_unstemmed Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
title_sort Extensión de la escolaridad y obligatoriedad de la escuela secundaria en Argentina: el papel de la universalización de la lectura y escritura
dc.creator.none.fl_str_mv Iñigo, Luisa
Río, Victoria
author Iñigo, Luisa
author_facet Iñigo, Luisa
Río, Victoria
author_role author
author2 Río, Victoria
author2_role author
description O presente artigo propõe abordar a ligação entre o alargamento da escolaridade na Argentina e o desenvolvimento da leitura e a escrita. Com esse objetivo, examina-se o fenômeno da universalização de tais capacidades na sociedade capitalista, para analisar após as transformações recentes nos processos de trabalho que subjazem a tal extensão. Por fim, o caso argentino em particular é estudado, em relação ao papel da escolarização de nível secundário no desenvolvimento de capacidades de leitura e escrita. Para isso, são analisados os conteúdos básicos curriculares da área de Língua no ensino médio, bem como alguns resultados dos Operativos Nacionais de Avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2020-04-15T18:40:51Z
2020-04-15T18:40:51Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18096
10.11144/Javeriana.uh83.eeoe
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/30503
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18096
http://hdl.handle.net/10554/30503
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.uh83.eeoe
2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18096/14368
Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
Universitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
Universitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
dc.rights.none.fl_str_mv Derechos de autor 2016 Luisa Iñigo, Victoria Río
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Derechos de autor 2016 Luisa Iñigo, Victoria Río
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712811094769664