A priori, A posteriori: la memoria descriptiva como reflexión teórica en arquitectura

Este artigo elabora um estudo analítico no tópico da memória descritiva em arquitetura e ele/ela pretende entender isto como um modo de reflexão teórica a partir de dois possíveis focos. Um, centrou na condição do a priori, quer dizer, quando a memória constitui uma prefiguração do trabalho de arqui...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/18397
http://hdl.handle.net/10554/23070
Palabra clave:
memoria descriptiva; teoría de la arquitectura; Colombia; bienales de arquitectura; proyecto arquitectónico
descriptive memory; theory of the architecture; Colombia; biennial of architecture; architectural project
memória descritiva; teoria da arquitetura; Colômbia; Bienais de arquitetura; projeto arquitetônico
Rights
openAccess
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Copyright (c) 2017 WILLIAM GARCIA RAMIREZ
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García Ramírez, William; profesor/investigador de tiempo completo en la Facultad de Arquitectura y Diseño de la Pontificia Universidad Javeriana
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description Este artigo elabora um estudo analítico no tópico da memória descritiva em arquitetura e ele/ela pretende entender isto como um modo de reflexão teórica a partir de dois possíveis focos. Um, centrou na condição do a priori, quer dizer, quando a memória constitui uma prefiguração do trabalho de arquitetura, e um segundo foco, estruturado da condição disto a posteriori, que isto é, quando a memória acontece como um posterior reconte à existência do trabalho. A determinação destas condições surgiu a partir do estudo comparativo de um corpo de 120 memórias descritivas de projetos, apresentado aos Bienais colombianas de Arquitetura no período entre 1990 e 2010. Estas condições de impermanência localizam a memória descritiva em dois lugares diferentes, dois possíveis campos desses que o arquiteto desenvolve e ele deixa um testemunho tanto das idéias deles/delas, a partir dos focos conceituais deles/ delas em frente ao trabalho construído, e que em resumo eles constituem a forma dele de expressar uma teoria da arquitetura dele.
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Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 29, Núm. 1 (2016)
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