En el silencio: una meditación
No Haiti ou no Chile, pré-moral ou moralmente induzido, qualquer sofrimento sobre o que tem sido a contradição de um paradigma sempre se é lembrado. Parte do mundo vivente é uma pergunta sobre o que é, como se fosse a medida do humano. “Por estas mãos”, um adieu, até logo. Dá-se uma palavra dessa ma...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2010
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29855
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2280
http://hdl.handle.net/10554/29855
- Palabra clave:
- Haiti; Chile; tree-referent; historical argument; culture; negative dialectics; human finitude; genealogy of memories; disruption and abyss; silence; suffering
Haití; Chile; árboles como modelos; argumento histórico, cultura, dialéctica negativa, finitud humana, genealogía de memorias; ruptura y abismo; silencio; sufrimiento
Haiti; árvores como modelos; argumento histórico; cultura; dialética negativa; finitude humana; genealogia de memórias; ruptura e abismo; silencio; sofrimento
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_063e84f821b745e578597f2f5e4a77de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29855 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
spelling |
En el silencio: una meditaciónNo silêncio: uma meditaçãoWithin Silence: A MeditationMudimbe, Valentin Y.; Duke University, Durham, Estados Unidos de AméricaHaiti; Chile; tree-referent; historical argument; culture; negative dialectics; human finitude; genealogy of memories; disruption and abyss; silence; sufferingHaití; Chile; árboles como modelos; argumento histórico, cultura, dialéctica negativa, finitud humana, genealogía de memorias; ruptura y abismo; silencio; sufrimientoHaiti; árvores como modelos; argumento histórico; cultura; dialética negativa; finitude humana; genealogia de memórias; ruptura e abismo; silencio; sofrimentoNo Haiti ou no Chile, pré-moral ou moralmente induzido, qualquer sofrimento sobre o que tem sido a contradição de um paradigma sempre se é lembrado. Parte do mundo vivente é uma pergunta sobre o que é, como se fosse a medida do humano. “Por estas mãos”, um adieu, até logo. Dá-se uma palavra dessa maneira. Reconhece-se assim um borrão, a morte como presente, e um presente à vida. Jacques Derrida descreve a inteligência do cristianismo ao estruturar signos e sinais de transição entre a vida e a morte. Ao lembrarse do terremoto chileno ou haitiano sanciona-se a coerência das crenças, e das chaves reverenciais aos universos em interação. Poderia suplicar-se um sinal, a autoridade de um modesto código, o mache chache, esse símbolo de uma inscrição interminável no círculo da vida. E todos os ossos do corpo regozijam-seEn Haití o en Chile, pre-moral o moralmente inducido, cualquier sufrimiento de lo que ha sido la contradicción de un paradigma siempre se recuerda. Parte del mundo viviente es una pregunta por lo que es, como esta medida dada de lo humano. “Por estas manos”, un adieu, hasta luego. Se da una palabra de esta manera. Reconoce un borrón, la muerte como regalo, y un regalo a la vida. Jacques Derrida describe la inteligencia del cristianismo al estructurar signos y señales de transición entre la vida y la muerte. Recordar el terremoto chileno o haitiano aprueba la coherencia de las creencias, y las claves reverenciales a los universos en interacción. Podría suplicar una señal, la autoridad de un modesto código, el mache chache, es símbolo de una inscripción interminable en el círculo de la vida. Y todos los huesos del cuerpo se regocijan.In Haiti or Chile, pre-moral or morally induced, any suffering of what has a paradigm’s contradiction la contradicción is always remembered. A part of the living world is an inquiry for what is, as the measure of human. “By these hands,” an adieu, see you later. A word is given this way. It recognizes an erasure, death as gift, a gift to life. Jacques Derrida describes the intelligence of Christianity in structuring signs of transition and rituals between life and death. In remembering the Haitian earthquake, sanctions the coherence of beliefs, and reverential keys to interacting universes. One might entreat a sign, the authority of a modest code, the mache chache, this symbol of a never ending inscription in the circle of life. And all bones in one’s body rejoice.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:51:45Z2020-04-15T18:46:04Z2018-02-24T15:51:45Z2020-04-15T18:46:04Z2010-01-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22802011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29855spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2280/1595Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010)Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010)Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:58:08Z |
dc.title.none.fl_str_mv |
En el silencio: una meditación No silêncio: uma meditação Within Silence: A Meditation |
title |
En el silencio: una meditación |
spellingShingle |
En el silencio: una meditación Mudimbe, Valentin Y.; Duke University, Durham, Estados Unidos de América Haiti; Chile; tree-referent; historical argument; culture; negative dialectics; human finitude; genealogy of memories; disruption and abyss; silence; suffering Haití; Chile; árboles como modelos; argumento histórico, cultura, dialéctica negativa, finitud humana, genealogía de memorias; ruptura y abismo; silencio; sufrimiento Haiti; árvores como modelos; argumento histórico; cultura; dialética negativa; finitude humana; genealogia de memórias; ruptura e abismo; silencio; sofrimento |
title_short |
En el silencio: una meditación |
title_full |
En el silencio: una meditación |
title_fullStr |
En el silencio: una meditación |
title_full_unstemmed |
En el silencio: una meditación |
title_sort |
En el silencio: una meditación |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Mudimbe, Valentin Y.; Duke University, Durham, Estados Unidos de América |
author |
Mudimbe, Valentin Y.; Duke University, Durham, Estados Unidos de América |
author_facet |
Mudimbe, Valentin Y.; Duke University, Durham, Estados Unidos de América |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Haiti; Chile; tree-referent; historical argument; culture; negative dialectics; human finitude; genealogy of memories; disruption and abyss; silence; suffering Haití; Chile; árboles como modelos; argumento histórico, cultura, dialéctica negativa, finitud humana, genealogía de memorias; ruptura y abismo; silencio; sufrimiento Haiti; árvores como modelos; argumento histórico; cultura; dialética negativa; finitude humana; genealogia de memórias; ruptura e abismo; silencio; sofrimento |
topic |
Haiti; Chile; tree-referent; historical argument; culture; negative dialectics; human finitude; genealogy of memories; disruption and abyss; silence; suffering Haití; Chile; árboles como modelos; argumento histórico, cultura, dialéctica negativa, finitud humana, genealogía de memorias; ruptura y abismo; silencio; sufrimiento Haiti; árvores como modelos; argumento histórico; cultura; dialética negativa; finitude humana; genealogia de memórias; ruptura e abismo; silencio; sofrimento |
description |
No Haiti ou no Chile, pré-moral ou moralmente induzido, qualquer sofrimento sobre o que tem sido a contradição de um paradigma sempre se é lembrado. Parte do mundo vivente é uma pergunta sobre o que é, como se fosse a medida do humano. “Por estas mãos”, um adieu, até logo. Dá-se uma palavra dessa maneira. Reconhece-se assim um borrão, a morte como presente, e um presente à vida. Jacques Derrida descreve a inteligência do cristianismo ao estruturar signos e sinais de transição entre a vida e a morte. Ao lembrarse do terremoto chileno ou haitiano sanciona-se a coerência das crenças, e das chaves reverenciais aos universos em interação. Poderia suplicar-se um sinal, a autoridade de um modesto código, o mache chache, esse símbolo de uma inscrição interminável no círculo da vida. E todos os ossos do corpo regozijam-se |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2018-02-24T15:51:45Z 2018-02-24T15:51:45Z 2020-04-15T18:46:04Z 2020-04-15T18:46:04Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2280 2011-2734 0120-4807 http://hdl.handle.net/10554/29855 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2280 http://hdl.handle.net/10554/29855 |
identifier_str_mv |
2011-2734 0120-4807 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2280/1595 Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010) Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010) Universitas Humanística; Vol. 69, Núm. 69 (2010) |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712896038862848 |