Arte popular, culturas híbridas y patrimonio inmaterial en El Salvador. El caso particular del payaso Chirajito
Este artigo é um reflexo do ponto de vista do património imaterial, uma expressão de arte popular que há muito tempo reivindicadavalidade e reconhecimento entre a comunidade de El Salvador, mas cujo acadêmica é fora dos parâmetros oficiais. A partir dapergunta: Quer ou não o palhaço Chirajito patrim...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/22981
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8874
http://hdl.handle.net/10554/22981
- Palabra clave:
- Cultural diversity; civil war; living human treasures; legal gap; generic concept, memory´s activation, hybrid culture, artistic expression; Keywords plus: Art and popular culture, Collective memory, Cultural heritage, Multiculturalism - El Salvador.
Diversidad cultural; conflicto armado; tesoros humanos vivos, vacío legal; concepto genérico; activación de memoria; cultura híbrida; expresión artística. - Descriptores: Arte y cultura popular, Memoria Colectiva; Patrimonio cultural; Multiculturalismo –
Diversidade cultural; conflito, vivendo tesouros humanos, brecha; conceito genérico; a ativaçãoda memória; cultura híbrida; expressão artística; Palavras-chave descritores: Arte e Cultura Popular; Memória coletiva, Patrimônio cultural; Multiculturalismo
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | Este artigo é um reflexo do ponto de vista do património imaterial, uma expressão de arte popular que há muito tempo reivindicadavalidade e reconhecimento entre a comunidade de El Salvador, mas cujo acadêmica é fora dos parâmetros oficiais. A partir dapergunta: Quer ou não o palhaço Chirajito patrimônio imaterial salvadorenho? aborda o desenvolvimento histórico da figura dopalhaço, as lacunas na legislação cultura de El Salvador, os conceitos genéricos de convenções internacionais, o sofrimento dehibridização tempo na expressão artística, tais como produtos globalizados, mas também de bairro, local e urbanas. Discute-se afigura do palhaço e Aristides autor Chirajito Alfaro Samper de um dos momentos mais representativos histórico de sua carreira. Adécada de 1980. A guerra civil certamente deixou uma marca na memória colectiva da comunidade salvadorenha. Chirajito suaaparição em “Kindergarten” fez também. O que resta para o futuro? O que é esquecido? Isto é discutido neste artigo. Assumindoque os salvadorenhos pretende activar e preservar a memória deste personagem, o autor propõe conclusões e as formas como. |
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