Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza

O artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, proced...

Full description

Autores:
Solaz Portolés, Joan Josep
Sanjosé López, Vicent
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2008
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26319
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
http://hdl.handle.net/10554/26319
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_f2c0d11ae31a3538f54607ae62cd6840
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26319
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Solaz Portolés, Joan JosepSanjosé López, Vicent2020-04-16T18:34:10Z2020-04-16T18:34:10Z2008-12-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/33612027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26319O artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, procedimental, estratégico, situacional, e esquemático. Entre os processos cognitivos, se fala do razoamento formal, construção de modelos mentais, transferência de conhecimentos e meta-cognição. A partir de tudo isto, sugere-se uma série de medidas instrucionais que podem ter aplicação na aula de ciências.Este artículo presenta una visión en conjunto de las investigaciones sobre la base de conocimientos y los procesos cognitivos implicados en la resolución de problemas, y cómo éstos afectan el desempeño de los estudiantes cuando resuelven los problemas. En la base de conocimientos se discute el conocimiento declarativo, el procedimental, el estratégico, el situacional y el esquemático. Entre los procesos cognitivos se habla del razonamiento formal, construcción de modelos mentales, transferencia de conocimientos y metacognición. A partir de todo ello, se sugiere una serie de medidas instruccionales que pueden tener aplicación en el aula de ciencias.This article presents a joint vision with studies about knowledge bases and cognitive processes implied in problem solving, and how these affect students’ performance as they solve problems. The knowledge base discusses declarative, procedural, strategic, situational, and schematic knowledge. Within cognitive processes, formal reasoning, mental model construction, knowledge transference, and meta-cognition are discussed. From all this, a series of institutional measures that can be applied in the science classroom are recommended.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361/2566Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1 Núm. 1Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol 1 No 1Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1 No 1Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; v. 1 n. 1Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanzaConhecimentos e Processos Cognitivos na Resolução de Problemas de Ciências: Conseqüências para o EnsinoKnowledge Base and Cognitive Processes in Science Problem Solving: Consequencehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArticlesArtículos10554/26319oai:repository.javeriana.edu.co:10554/263192023-03-29 12:40:29.11Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
dc.title.por.fl_str_mv Conhecimentos e Processos Cognitivos na Resolução de Problemas de Ciências: Conseqüências para o Ensino
dc.title.english.eng.fl_str_mv Knowledge Base and Cognitive Processes in Science Problem Solving: Consequence
title Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
spellingShingle Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_short Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_full Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_fullStr Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_full_unstemmed Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_sort Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
dc.creator.fl_str_mv Solaz Portolés, Joan Josep
Sanjosé López, Vicent
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Solaz Portolés, Joan Josep
Sanjosé López, Vicent
description O artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, procedimental, estratégico, situacional, e esquemático. Entre os processos cognitivos, se fala do razoamento formal, construção de modelos mentais, transferência de conhecimentos e meta-cognição. A partir de tudo isto, sugere-se uma série de medidas instrucionais que podem ter aplicação na aula de ciências.
publishDate 2008
dc.date.created.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-16T18:34:10Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-16T18:34:10Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Articles
Artículos
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/26319
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
http://hdl.handle.net/10554/26319
identifier_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361/2566
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1 Núm. 1
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol 1 No 1
dc.relation.citationissue.fra.fl_str_mv Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1 No 1
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; v. 1 n. 1
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811671158851895296