Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo).
O artigo apresenta metodologia de avaliação, suportada na análise de conteúdo que pode ser aplicada a estudos que procuram avaliar e comparar o uso estratégico da internet feito pelas instituições públicas –poderes legislativo e executivo- com objetivo de envolver a cidadania nos processos de tomada...
- Autores:
-
Giraldo Luque, Santiago
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28709
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4395
http://hdl.handle.net/10554/28709
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA2_ed1f29214a525849fbd07e3357c17659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28709 |
network_acronym_str |
JAVERIANA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
dc.title.por.fl_str_mv |
Modelo de análise do uso da internet para promover a participação cidadã nos processos de tomada de decisão pública (poderes Executivo e Legislativo). |
dc.title.english.eng.fl_str_mv |
Model of Analysis for the Use of the Internet to Promote Citizen Participation in Decision-Making Processes (Executive and Legislative Powers). |
title |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
spellingShingle |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
title_short |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
title_full |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
title_fullStr |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
title_full_unstemmed |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
title_sort |
Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo). |
dc.creator.fl_str_mv |
Giraldo Luque, Santiago |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Giraldo Luque, Santiago |
description |
O artigo apresenta metodologia de avaliação, suportada na análise de conteúdo que pode ser aplicada a estudos que procuram avaliar e comparar o uso estratégico da internet feito pelas instituições públicas –poderes legislativo e executivo- com objetivo de envolver a cidadania nos processos de tomada de decisões públicas. A partir da apresentação de dois debates fundamentais que explicam as principais posições teóricas geradas quando a ligação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para os processos políticos, o texto apresenta o que podem ser as principais categorias de análise e como podem se operacionalizar em subcategorias e indicadores. O objetivo do texto remarca a justificativa de cada uma das categorias e subcategorias como elementos necessários para testar empiricamente as perspectivas teóricas que têm maiores sucessos, em comparação com as práticas de envolvimento do público por parte das instituições. |
publishDate |
2012 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2012-09-15 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2020-04-15T19:14:31Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2020-04-15T19:14:31Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.other.none.fl_str_mv |
Artículo revisado por pares |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4395 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2027-2731 0120-4823 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10554/28709 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4395 http://hdl.handle.net/10554/28709 |
identifier_str_mv |
2027-2731 0120-4823 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.uri.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4395/3323 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Signo y Pensamiento; Vol 31 No 61 (2012); 18 - 36 |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Signo y Pensamiento; Vol. 31 Núm. 61 (2012); 18 - 36 |
dc.rights.licence.*.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.spa.fl_str_mv |
PDF |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@javeriana.edu.co |
_version_ |
1811671093778317312 |
spelling |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Giraldo Luque, Santiago2020-04-15T19:14:31Z2020-04-15T19:14:31Z2012-09-15http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/43952027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28709O artigo apresenta metodologia de avaliação, suportada na análise de conteúdo que pode ser aplicada a estudos que procuram avaliar e comparar o uso estratégico da internet feito pelas instituições públicas –poderes legislativo e executivo- com objetivo de envolver a cidadania nos processos de tomada de decisões públicas. A partir da apresentação de dois debates fundamentais que explicam as principais posições teóricas geradas quando a ligação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para os processos políticos, o texto apresenta o que podem ser as principais categorias de análise e como podem se operacionalizar em subcategorias e indicadores. O objetivo do texto remarca a justificativa de cada uma das categorias e subcategorias como elementos necessários para testar empiricamente as perspectivas teóricas que têm maiores sucessos, em comparação com as práticas de envolvimento do público por parte das instituições.El artículo presenta una metodología de evaluación, sustentada en el análisis de contenido, que puede aplicarse sobre estudios que pretendan valorar y comparar el uso estratégico que las instituciones públicas —poderes Legislativo y Ejecutivo— hacen de internet, con la intención de involucrar a la ciudadanía en los procesos de toma de decisiones públicas. A partir de la presentación de dos debates fundamentales que explican las principales posiciones teóricas generadas al producirse la vinculación de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) a los procesos políticos, el texto plantea cuáles pueden ser las principales categorías de análisis y cómo pueden operacionalizarse en subcategorías e indicadores. El objetivo del texto recae sobre la justificación de cada una de las categorías y subcategorías como elementos necesarios para comprobar empíricamente cuál de las perspectivas teóricas tiene mayores aciertos, en comparación con las prácticas de involucramiento de públicos por parte de las instituciones.This article proposes an evaluative methodology, based on content analysis, for studies aiming to assess or compare the strategic use of internet made by public institutions to promote citizen involvement in public decision-making processes and, in particular, executive and legislative powers. The article introduces two major debates which reflect the main theoretical positions on the links between information and communication technologies (ICT) and political processes. The article then goes on to propose categories and subcategories of analysis and their subsequent operationalization by justifying their validity to empirically assess theoretical perspectives in relation to practices of public involvement by the aforementioned public institutions.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4395/3323Signo y Pensamiento; Vol 31 No 61 (2012); 18 - 36Signo y Pensamiento; Vol. 31 Núm. 61 (2012); 18 - 36Modelo de análisis del uso de internet para promover la participación ciudadana en los procesos de toma de decisión pública (poderes Ejecutivo y Legislativo).Modelo de análise do uso da internet para promover a participação cidadã nos processos de tomada de decisão pública (poderes Executivo e Legislativo).Model of Analysis for the Use of the Internet to Promote Citizen Participation in Decision-Making Processes (Executive and Legislative Powers).http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28709oai:repository.javeriana.edu.co:10554/287092023-03-29 14:10:55.45Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |