La(s) Cultura(s) Popular(es) Los términos de un debate histórico-conceptual
O trabalho expõe perspectivas teóricas representativas dentro do debate sobre o conceito cultura popular, analisadas em seu cruzamento com a cultura de massas e o consumo. É uma revisão teórico-conceitual dividida em quatro seções: a hipótese de ″circularidade cultural″ a partir de Gramsci, Ginzburg...
- Autores:
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Espinal Pérez, Cruz Elena; Universidad EAFIT
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2009
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/30355
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2137
http://hdl.handle.net/10554/30355
- Palabra clave:
- popular culture; mass culture; cultural industry; consumption; class and hybrid cultures
cultura popular; cultura de masas; industria cultural; consumo; clase y culturas hibridas
cultura popular; cultura de massas; indústria cultural; consumo; classe e culturas híbridas
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | O trabalho expõe perspectivas teóricas representativas dentro do debate sobre o conceito cultura popular, analisadas em seu cruzamento com a cultura de massas e o consumo. É uma revisão teórico-conceitual dividida em quatro seções: a hipótese de ″circularidade cultural″ a partir de Gramsci, Ginzburg, Bajtin e Thompson; o conceito classe operária a partir da teoria da reprodução de Bourdieu e a teoria de uma dialética cultural de Hall; a relação cultura de massas e indústria cultural segundo Eco, Hoggard e Sarlo, e o problema da produção e o consumo com De Certeau; finalmente, a distinção arte elevado e cultura de massas (Huyssen), o conceito de hibridação e a relação cultura popular e novas tecnologias culturais (García). A principal contribuição é a elucidação das relações entre cultura popular, cultura urbana e cultura de massas, e o reconhecimento de alguns problemas epistemológicos ligados a generalizações no uso desses conceitos. |
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