A decoração no sopé do San Cayetano, Cali: a pesquisa de gestão método património

Hoje, a maioria das cidades do mundo têm existências do seu património urbano e arquitectónico, que se caracterizam precisamente de acordo com o nível de utilidade de interesse que representam para a cidade. É por isso que um grande número de ativos ainda permanecem invisíveis para a comunidade, tor...

Full description

Autores:
Buchard De La Hoz, Armando; ocente investigador en la Facultad de Arquitectura, Arte y Diseño y en la maestría en Arquitectura de la Universidad de San Buenaventura, Cali.
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23161
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/18714
http://hdl.handle.net/10554/23161
Palabra clave:
patrimony; decoration; management; visibility; art
património; decoração; gestão; visibilidade; arte
patrimonio; decoración; manejo; visibilización; arte
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Hoje, a maioria das cidades do mundo têm existências do seu património urbano e arquitectónico, que se caracterizam precisamente de acordo com o nível de utilidade de interesse que representam para a cidade. É por isso que um grande número de ativos ainda permanecem invisíveis para a comunidade, tornando-se difícil de gerir-los para a sua compreensão e conservação. Este artigo é para interessar os inteiros vernáculas casas sopé de San Cayetano, em Cali, que faz parte da comunidade de fundação da cidade, e pretende ser reconhecido por toda a população, dada a riqueza de tradições que ainda sobrevivem e assim fornecer gerenciamento para a preservação. A perspectiva teórica é proposto com base no conceito de decoração, que deriva da concepção de arquitectura, na sua dupla forma de produção: como uma manifestação física que permite a sua ocupação e como uma manifestação de relações simbólicas própria cultura. Assim, a decoração, em seu significado contemporâneo, surgiu como comportamentos sociais que permitem a organização do espaço material, o que é exigido de instrumentos de investigação para permitir revelar tanto as formas de organização da física, como formas de representação do imaterial.