La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a par...
- Autores:
-
Rodríguez Ruíz, Jaime Alejandro
López Peinado, Laura D.
González - Gutiérrez, Luis Felipe
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2015
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166
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- Palabra clave:
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- openAccess
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Narrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados) |
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Transmedia Narrative as an Experience of Collective Intelligence Simulation. The case of Atrapados (Trapped) |
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Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo —metodologia observacional—. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas —combinação de artefatos de acordo a design experimental específico—, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais. |
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2015 Signo y Pensamientoinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Rodríguez Ruíz, Jaime AlejandroLópez Peinado, Laura D.González - Gutiérrez, Luis Felipe2020-04-15T19:16:59Z2020-04-15T19:16:59Z2015-12-10http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/1516610.11144/Javeriana.syp34-67.ntes2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/27818Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo —metodologia observacional—. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas —combinação de artefatos de acordo a design experimental específico—, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais.Este artículo describe y analiza la experiencia transmedia del proyecto de investigación “Simulador IC, un escenario transmedial de pruebas para la simulación de inteligencia colectiva”, en el que se exploró la capacidad de cuatro artefactos ficcionales — texto literario, cómic, videojuego y juego de rol—, generados a partir de la transmediación de un texto literario fuente, para desarrollar sensibilidad en la resolución de problemas con características vinculadas a la inteligencia colectiva. El método de investigación fue mixto, con un componente principal cualitativo y un componente cuantitativo —metodología observacional—. Al realizarse una medición del gradiente de inteligencia colectiva de los participantes, tras el contacto y la interacción con diversas estrategias de simulación de los problemas —combinación de artefactos, según un diseño experimental específico—, se comprobó que la experiencia transmedia completa, es decir, la interacción con los cuatro artefactos potencia los efectos y beneficios de la simulación con artefactos individuales.This article describes and analyzes the transmedia experience of the research project “Simulator IC, a transmedial test scenario for the simulation of collective intelligence”, in which the ability of four fictional artifacts was explored, —literary text, comic, videogame and role-playing game— generated from the transmediation of a literary source to develop sensitivity in resolving problems with characteristics linked to collective intelligence. The research method was mixed, with a main qualitative component and a quantitative one —observational methodology—. When a measurement of the collective intelligence gradient of the participants was performed upon contact and interaction with various problem simulation strategies —artifact combination according to a specific experimental design—, it was found that the complete transmedia experience, ie. Interaction with the four artifacts, enhances the effects and benefits the simulation with individual artifacts.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166/12570Signo y Pensamiento; Vol 34 No 67 (2015); 60 - 74Signo y Pensamiento; Vol. 34 Núm. 67 (2015); 60 - 74La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de AtrapadosNarrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados)Transmedia Narrative as an Experience of Collective Intelligence Simulation. The case of Atrapados (Trapped)http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/27818oai:repository.javeriana.edu.co:10554/278182023-03-29 14:11:29.409Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |