Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.

Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir...

Full description

Autores:
Menéndez Echavarría, Alfredo
Sánchez Hernández, Claudia Marcela
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28590
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
http://hdl.handle.net/10554/28590
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_d0d58375d9cfe6c6356b77c82b10fa0d
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28590
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
dc.title.por.fl_str_mv Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso.
dc.title.english.eng.fl_str_mv Using Social Media Platforms in University Teaching Practice: Biographical-Narrative Research in a Case Study.
title Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
spellingShingle Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_short Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_full Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_fullStr Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_full_unstemmed Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_sort Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
dc.creator.fl_str_mv Menéndez Echavarría, Alfredo
Sánchez Hernández, Claudia Marcela
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Menéndez Echavarría, Alfredo
Sánchez Hernández, Claudia Marcela
description Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir e compartilhar informação e conhecimento entre diversos utentes, favorecendo a aprendizagem colaborativa social ou a nomeada aprendizagem 2.0, enquadrada na visão de cidadãos reflexivos, comprometidos com seu devir individual e coletivo. A abordagem qualitativa deste trabalho permitiu a utilização de técnicas biográficonarrativas da pesquisa social, se centrando no método de estudo de caso único. Quatro entrevistas em profundidade foram aplicadas ao estudo de caso e posteriormente transcritas, e realizou-se um relato que evidenciou processos comunicativos, didática, trajetórias, transições e transformações de sua prática docente.
publishDate 2013
dc.date.created.none.fl_str_mv 2013-09-15
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:13:56Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:13:56Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/28590
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
http://hdl.handle.net/10554/28590
identifier_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948/5538
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 32 No 63 (2013); 152 - 168
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 32 Núm. 63 (2013); 152 - 168
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1808389208435326976
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Menéndez Echavarría, AlfredoSánchez Hernández, Claudia Marcela2020-04-15T19:13:56Z2020-04-15T19:13:56Z2013-09-15http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/69482027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28590Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir e compartilhar informação e conhecimento entre diversos utentes, favorecendo a aprendizagem colaborativa social ou a nomeada aprendizagem 2.0, enquadrada na visão de cidadãos reflexivos, comprometidos com seu devir individual e coletivo. A abordagem qualitativa deste trabalho permitiu a utilização de técnicas biográficonarrativas da pesquisa social, se centrando no método de estudo de caso único. Quatro entrevistas em profundidade foram aplicadas ao estudo de caso e posteriormente transcritas, e realizou-se um relato que evidenciou processos comunicativos, didática, trajetórias, transições e transformações de sua prática docente.Este artículo busca comprender por qué y cómo se incorporan los medios sociales en la docencia de un profesor universitario. Los medios sociales son considerados como plataformas interactivas de comunicación relacionadas con la web 2.0 (web social), las cuales permiten generar contenidos, construir y compartir información y conocimiento entre diversos usuarios, favoreciendo el aprendizaje colaborativo social o el denominado aprendizaje 2.0, enmarcado en la visión de ciudadanos reflexivos, comprometidos con su devenir individual y colectivo. El enfoque cualitativo de este trabajo permitió la utilización de técnicas biográfico-narrativas de la investigación social, centrándose en el método de estudio de caso único. Se aplicaron cuatro entrevistas en profundidad al estudio de caso, que posteriormente fueron transcritas, y se realizó un relato que evidenció procesos comunicativos, didáctica, trayectorias, transiciones y transformaciones de su práctica docente.This article seeks to understand why and how social media is incorporated in the teaching of a university professor. Social media is considered as an interactive communication platform related to web 2.0 (social web), which can generate contents, build, share information and knowledge among different users, favoring social collaborative learning or the so-called learning 2.0, that is framed in the vision of thoughtful citizens committed to their individual and collective evolution. The qualitative approach of this work allowed the use of biographical-narrative techniques of social research, by focusing on the single case study method. Four interviews were applied in-depth to the case study, which were subsequently transcribed, and a narrative process was carried out that showed communication processes, didactic, trajectories, transitions and transformations of their teaching practice.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948/5538Signo y Pensamiento; Vol 32 No 63 (2013); 152 - 168Signo y Pensamiento; Vol. 32 Núm. 63 (2013); 152 - 168Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso.Using Social Media Platforms in University Teaching Practice: Biographical-Narrative Research in a Case Study.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28590oai:repository.javeriana.edu.co:10554/285902023-03-29 14:11:09.274Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co