La memoria en los ojos. Reflexiones sobre imágenes e historia: ¿podemos definir un repertorio colombiano?
Qual a relação que as imagens estabelecemcom a memória e a história? Em outras palavras:qual a função que as fotos têm em umadeterminada narração de fatos passados e, sobretudo,qual o jeito em que uma imagemconsegui sintetizar tal fato e ser quase umsubstituto mnemónico de ele? Queremos pensarnas im...
- Autores:
-
Merlo, Alessandra; Universidad de los Andes
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26763
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15671
http://hdl.handle.net/10554/26763
- Palabra clave:
- null
image; secular icon; history; memory; Colombia
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imagen; ícono secular; historia; memoria; Colombia
null
imagem; ícone secular; história; memória; Colômbia
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | Qual a relação que as imagens estabelecemcom a memória e a história? Em outras palavras:qual a função que as fotos têm em umadeterminada narração de fatos passados e, sobretudo,qual o jeito em que uma imagemconsegui sintetizar tal fato e ser quase umsubstituto mnemónico de ele? Queremos pensarnas imagens não apenas como veículo deconhecimento e memória histórica, mas tambémcomo construtor (não neutral) de um olhartanto individual quanto coletivo. Por fim, otexto se pergunta se os colombianos compartilhamum certo repertório de imagens do seupassado recente e, em caso afirmativo, se questionarsobre por que tais imagens, e não outras,foram impostas. Para fazer isso vai se utilizarcriticamente o concepto de ícone secular, paraser aplicado em um exercício realizado comuma turma de estudantes. |
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