Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm e...
- Autores:
-
Pérez Enciso, Héctor Andrés
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29287
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097
http://hdl.handle.net/10554/29287
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA2_bb18a10a0c031f624915baba71e13e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29287 |
network_acronym_str |
JAVERIANA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
dc.title.por.fl_str_mv |
Problemas, atores e decisões nas políticas públicas. Quadro de análise para o estudo dos programas de crédito educativo na Colômbia |
dc.title.english.eng.fl_str_mv |
Issues, Actors, and Decisions in Public Policy. Analytical Framework for the Study of Student Loan Programs in Colombia |
title |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
spellingShingle |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
title_short |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
title_full |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
title_fullStr |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
title_full_unstemmed |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
title_sort |
Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia |
dc.creator.fl_str_mv |
Pérez Enciso, Héctor Andrés |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Pérez Enciso, Héctor Andrés |
description |
Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm elementos do paradigma da complexidade e sua relevância na análise de política pública. Este quadro de análise concentra-se em estudar as relações existentes entre as correntes de atores, problemas e decisões de política, em cuja inter-relação surgem elementos explicativos sobre a maneira em que o processo de making policy é conduzido, desde a elaboração do problema para a tomada de decisões. O trabalho conclui com um esboço sobre o jeito em que a elaboração e implementação dos programas de financiamento educativo na Colômbia, impulsionados pelo Instituto Colombiano de Crédito Educativo e Estudos Técnicos no Exterior (ICETEX), reúnem as condições a serem analisadas desde a perspectiva conceitual e metodológica proposta no artigo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2020-04-15T18:41:04Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2020-04-15T18:41:04Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.other.none.fl_str_mv |
Artículo revisado por pares |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097 10.11144/Javeriana.uh83.padp |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2011-2734 0120-4807 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10554/29287 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097 http://hdl.handle.net/10554/29287 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.uh83.padp 2011-2734 0120-4807 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.uri.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097/14369 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Universitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos |
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv |
Universitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos |
dc.rights.spa.fl_str_mv |
Derechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Enciso |
dc.rights.licence.*.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional |
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional Derechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Enciso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.spa.fl_str_mv |
PDF |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@javeriana.edu.co |
_version_ |
1811671066084376576 |
spelling |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Encisohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Pérez Enciso, Héctor Andrés2020-04-15T18:41:04Z2020-04-15T18:41:04Z2016-12-20http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/1809710.11144/Javeriana.uh83.padp2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29287Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm elementos do paradigma da complexidade e sua relevância na análise de política pública. Este quadro de análise concentra-se em estudar as relações existentes entre as correntes de atores, problemas e decisões de política, em cuja inter-relação surgem elementos explicativos sobre a maneira em que o processo de making policy é conduzido, desde a elaboração do problema para a tomada de decisões. O trabalho conclui com um esboço sobre o jeito em que a elaboração e implementação dos programas de financiamento educativo na Colômbia, impulsionados pelo Instituto Colombiano de Crédito Educativo e Estudos Técnicos no Exterior (ICETEX), reúnem as condições a serem analisadas desde a perspectiva conceitual e metodológica proposta no artigo.Este artículo propone un marco de análisis para el estudio de los procesos decisionales asociados a la implementación de los créditos educativos en Colombia, como dispositivo de política pública destinado al fomento del acceso a la educación superior. El enfoque conceptual y la propuesta metodológica aquí presentados recogen elementos del paradigma de la complejidad y su pertinencia en el análisis de políticas públicas. Este marco de análisis se concentra en estudiar las relaciones existentes entre las corrientes de actores, problemas y decisiones de política, en cuya interrelación surgen elementos explicativos sobre la manera en que se dirige el proceso de making policy, desde la elaboración del problema hasta la toma de decisiones. El trabajo concluye con un esbozo acerca del modo en que la elaboración e implementación de los programas de crédito educativo en Colombia, impulsados por el Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), reúnen las condiciones para ser analizados desde la perspectiva conceptual y metodológica aquí propuesta.This paper proposes an analytical framework for the study of decision-making processes associated with the implementation of student loans in Colombia, as a public policy device, aimed at promoting access to higher education. The conceptual approach and the methodology herein contain elements of the complexity paradigm and its relevance in public policy analysis. This framework of analysis focuses on studying the relationship between public policy actors, issues, and decisions, which reveals explanatory elements of the policy-making process, from the definition of the issue to the making of the decision. This paper concludes with an outline on how the development and implementation of student loan programs in Colombia, promoted by the Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), are suitable to be analyzed from the conceptual and methodological approach proposed herein.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097/14369Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosProblemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en ColombiaProblemas, atores e decisões nas políticas públicas. Quadro de análise para o estudo dos programas de crédito educativo na ColômbiaIssues, Actors, and Decisions in Public Policy. Analytical Framework for the Study of Student Loan Programs in Colombiahttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/29287oai:repository.javeriana.edu.co:10554/292872023-03-29 12:56:50.533Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |