Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia

Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm e...

Full description

Autores:
Pérez Enciso, Héctor Andrés
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29287
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097
http://hdl.handle.net/10554/29287
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_bb18a10a0c031f624915baba71e13e17
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29287
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
dc.title.por.fl_str_mv Problemas, atores e decisões nas políticas públicas. Quadro de análise para o estudo dos programas de crédito educativo na Colômbia
dc.title.english.eng.fl_str_mv Issues, Actors, and Decisions in Public Policy. Analytical Framework for the Study of Student Loan Programs in Colombia
title Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
spellingShingle Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
title_short Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
title_full Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
title_fullStr Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
title_full_unstemmed Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
title_sort Problemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en Colombia
dc.creator.fl_str_mv Pérez Enciso, Héctor Andrés
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Pérez Enciso, Héctor Andrés
description Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm elementos do paradigma da complexidade e sua relevância na análise de política pública. Este quadro de análise concentra-se em estudar as relações existentes entre as correntes de atores, problemas e decisões de política, em cuja inter-relação surgem elementos explicativos sobre a maneira em que o processo de making policy é conduzido, desde a elaboração do problema para a tomada de decisões. O trabalho conclui com um esboço sobre o jeito em que a elaboração e implementação dos programas de financiamento educativo na Colômbia, impulsionados pelo Instituto Colombiano de Crédito Educativo e Estudos Técnicos no Exterior (ICETEX), reúnem as condições a serem analisadas desde a perspectiva conceitual e metodológica proposta no artigo.
publishDate 2016
dc.date.created.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T18:41:04Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T18:41:04Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097
10.11144/Javeriana.uh83.padp
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2011-2734
0120-4807
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/29287
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097
http://hdl.handle.net/10554/29287
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.uh83.padp
2011-2734
0120-4807
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097/14369
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Universitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Universitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneos
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Enciso
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Derechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Enciso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811671066084376576
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2016 Héctor Andrés Pérez Encisohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Pérez Enciso, Héctor Andrés2020-04-15T18:41:04Z2020-04-15T18:41:04Z2016-12-20http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/1809710.11144/Javeriana.uh83.padp2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29287Este artigo propõe um quadro de análise para o estudo de processos decisionais associados com a implementação de crédito educativo na Colômbia, como dispositivo de política pública que visa promover o acesso ao ensino superior. O enfoque conceitual e a proposta metodológica aqui apresentada contêm elementos do paradigma da complexidade e sua relevância na análise de política pública. Este quadro de análise concentra-se em estudar as relações existentes entre as correntes de atores, problemas e decisões de política, em cuja inter-relação surgem elementos explicativos sobre a maneira em que o processo de making policy é conduzido, desde a elaboração do problema para a tomada de decisões. O trabalho conclui com um esboço sobre o jeito em que a elaboração e implementação dos programas de financiamento educativo na Colômbia, impulsionados pelo Instituto Colombiano de Crédito Educativo e Estudos Técnicos no Exterior (ICETEX), reúnem as condições a serem analisadas desde a perspectiva conceitual e metodológica proposta no artigo.Este artículo propone un marco de análisis para el estudio de los procesos decisionales asociados a la implementación de los créditos educativos en Colombia, como dispositivo de política pública destinado al fomento del acceso a la educación superior. El enfoque conceptual y la propuesta metodológica aquí presentados recogen elementos del paradigma de la complejidad y su pertinencia en el análisis de políticas públicas. Este marco de análisis se concentra en estudiar las relaciones existentes entre las corrientes de actores, problemas y decisiones de política, en cuya interrelación surgen elementos explicativos sobre la manera en que se dirige el proceso de making policy, desde la elaboración del problema hasta la toma de decisiones. El trabajo concluye con un esbozo acerca del modo en que la elaboración e implementación de los programas de crédito educativo en Colombia, impulsados por el Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), reúnen las condiciones para ser analizados desde la perspectiva conceptual y metodológica aquí propuesta.This paper proposes an analytical framework for the study of decision-making processes associated with the implementation of student loans in Colombia, as a public policy device, aimed at promoting access to higher education. The conceptual approach and the methodology herein contain elements of the complexity paradigm and its relevance in public policy analysis. This framework of analysis focuses on studying the relationship between public policy actors, issues, and decisions, which reveals explanatory elements of the policy-making process, from the definition of the issue to the making of the decision. This paper concludes with an outline on how the development and implementation of student loan programs in Colombia, promoted by the Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), are suitable to be analyzed from the conceptual and methodological approach proposed herein.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/18097/14369Universitas Humanística; Vol 83 No 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; Vol. 83 Núm. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosUniversitas Humanística; v. 83 n. 83 (2017): Educación y problemas sociales contemporáneosProblemas, actores y decisiones en las políticas públicas. Marco de análisis para el estudio de los programas de crédito educativo en ColombiaProblemas, atores e decisões nas políticas públicas. Quadro de análise para o estudo dos programas de crédito educativo na ColômbiaIssues, Actors, and Decisions in Public Policy. Analytical Framework for the Study of Student Loan Programs in Colombiahttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/29287oai:repository.javeriana.edu.co:10554/292872023-03-29 12:56:50.533Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co