El Método Kodály en Colombia, Fase II
Este artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e...
- Autores:
-
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24641
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898
http://hdl.handle.net/10554/24641
- Palabra clave:
- null
método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas
Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode
método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA2_ba6d7422c18e0f04d11876cce156dbf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24641 |
network_acronym_str |
JAVERIANA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Método Kodály na Colômbia – Fase II |
dc.title.english.eng.fl_str_mv |
The Kodály Method in Colombia - Phase II |
title |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
spellingShingle |
El Método Kodály en Colombia, Fase II null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
title_short |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_full |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_fullStr |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_full_unstemmed |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
title_sort |
El Método Kodály en Colombia, Fase II |
dc.creator.fl_str_mv |
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Zuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.por.fl_str_mv |
null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas |
topic |
null método Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicas Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Kodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor mode |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
método Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menor |
description |
Este artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e canções folclóricas tradicionais da Colômbia e outros países a partir de áudio- em sua maioria do Centro de Documentação Musical do Ministério da Cultura, vídeo, música impressa e da tradição oral, recolhidas através de entrevistas e ao vivo gravações. Esta nova coleção é enriquecer o material musical a partir do qual as crianças aprendem a cantar, ler, escrever e analisar a música. Suaimplantação cria novos desafios, novas soluções, adaptações e concessões do método original húngaro a sua adaptação na Colômbia e, talvez, na América Latina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2018-02-24T15:06:21Z 2020-04-16T13:53:59Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2018-02-24T15:06:21Z 2020-04-16T13:53:59Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2215-9959 1794-6670 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10554/24641 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898 http://hdl.handle.net/10554/24641 |
identifier_str_mv |
2215-9959 1794-6670 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.uri.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898/4767 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39 |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39 |
dc.rights.licence.*.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.spa.fl_str_mv |
PDF |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@javeriana.edu.co |
_version_ |
1811671123093356544 |
spelling |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullZuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia2018-02-24T15:06:21Z2020-04-16T13:53:59Z2018-02-24T15:06:21Z2020-04-16T13:53:59Z2013-04-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/58982215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24641Este artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e canções folclóricas tradicionais da Colômbia e outros países a partir de áudio- em sua maioria do Centro de Documentação Musical do Ministério da Cultura, vídeo, música impressa e da tradição oral, recolhidas através de entrevistas e ao vivo gravações. Esta nova coleção é enriquecer o material musical a partir do qual as crianças aprendem a cantar, ler, escrever e analisar a música. Suaimplantação cria novos desafios, novas soluções, adaptações e concessões do método original húngaro a sua adaptação na Colômbia e, talvez, na América Latina.Este artículo describe la segunda fase del proceso de recopilación y clasificación del proyecto de investigación El Método Kodály en Colombia, presenta sus resultados y analiza la influencia que su puesta en práctica ha tenido en la adaptación colombiana del Método Kodály. A partir de la observación documental de fuentes de audio -en su mayoría del Centro de Documentación Musical del Ministerio de Cultura-, vídeo, música impresa y tradición oral -obtenida a través de entrevistas y grabaciones en vivo- se transcribieron y clasificaron 150 obras entre canciones infantiles y canciones populares tradicionales colombianas y de otros países. Esta nueva recopilación viene a enriquecer el material musical a partir del cual los niños aprenden a cantar, leer, escribir y analizar música. Su puesta en práctica plantea nuevos retos, nuevas soluciones, y concesiones que el método original húngaro debe hacer a su adaptación en Colombia y, quizás, en Hispanoamérica.This article describes the second stage of the collection and classification process belonging to the research project El Método Kodály en Colombia.It describes its results and analyzes the influence that its implementation has had in adapting the Kodály Method to musical pedagogy in Colombia.From the observation of documentary sources, audio– mostly from the Documentation Centre of the Ministry of Culture -video, printed music andoral tradition, gathered through interviews and live recordings- 150 works were transcribed and classified. These include nursery rhymes, children’s songs, games and traditional folk songs from Colombia and other countries. This new collection will enrich the musical material from which children learn to sing, read, write and analyze music. Its implementation creates new challenges, new solutions, adaptations and concessions from the originalHungarian method to its adaptation in Colombia and, perhaps, in Latin America.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana, Bogotáhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898/4767Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 21-39nullmétodo Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicasKodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor modemétodo Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menorEl Método Kodály en Colombia, Fase IIO Método Kodály na Colômbia – Fase IIThe Kodály Method in Colombia - Phase IIhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/24641oai:repository.javeriana.edu.co:10554/246412023-03-28 16:14:13.087Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |