La matriz religiosa del pentecostalismo en Chile: la Iglesia Metodista Pentecostal de Chile y la Iglesia Evangélica Pentecostal (1909-1973)
O artigo objetiva estudar o desenvolvimentosócio histórico da Igreja Metodista Pentecostaldo Chile (imp) e a Igreja Evangélica Pentecostal(iep) representativas da matriz religiosa domovimento pentecostal chileno (1909-1973).As fontes visitadas foram primárias e correspondema revistas publicadas pelo...
- Autores:
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Orellana Urtubia, Luis Alberto; Investigador del Instituto de Estudios Internacionales (inte) de la Universidad Arturo Prat
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27200
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15904
http://hdl.handle.net/10554/27200
- Palabra clave:
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Chilean pentecostalism; Hoover; legitimacy; schism; Umaña
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pentecostalismo chileno; Hoover; legitimidad; cisma; Umaña
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Pentecostalismo chileno; Hoover; legitimidade; cisma; Umaña
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | O artigo objetiva estudar o desenvolvimentosócio histórico da Igreja Metodista Pentecostaldo Chile (imp) e a Igreja Evangélica Pentecostal(iep) representativas da matriz religiosa domovimento pentecostal chileno (1909-1973).As fontes visitadas foram primárias e correspondema revistas publicadas pelo movimentoa partir de 1909. Desde o epistêmico, a teoriada legitimidade social de Max Weber ajudoupara explicar a origem e desenvolvimentodo pentecostalismo chileno e como ele foium movimento religioso de legitimidade carismáticaque evoluiu e instituiu na sociedadechilena. Para 1932, uma vez estabelecido omovimento, o carisma pentecostal entrou emuma fase de rotinização, o que gerou o primeirocisma. Uma facão do movimento se afastoupara organizar a iep e dar lugar a um sistemade governo de tipo de legitimidade tradicional.No entanto, o núcleo central imp manteveum modelo carismático, mas ambas as facões,no seu interior, foram confrontadas a constantestensões entre o carismático e o tradicional,o que deu lugar a novos grupos organizados demaneira autônoma. |
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